Embora os inversores e as unidades de condicionamento de energia (PCUs) lidem com a energia elétrica, eles servem para propósitos diferentes e operam de maneiras diferentes:
inversor: *
Função primária: Converte a eletricidade de corrente direta (CC) para alternar a eletricidade de corrente (AC). Isso é crucial para alimentar dispositivos alimentados com AC de uma fonte CC, como uma bateria (por exemplo, em sistemas de energia solar, sistemas UPS ou veículos).
*
foco: Preocupado principalmente com a conversão de tensão e a geração de frequência. É preciso uma entrada CC estável e a transforma em uma saída CA utilizável.
*
Qualidade de saída: A qualidade da saída CA pode variar dependendo do design do inversor. Os inversores mais baratos podem produzir uma onda senoidal menos limpa, o que pode afetar o desempenho de eletrônicos sensíveis. Inversores mais caros produzem uma onda senoidal pura.
*
Proteção: Os inversores básicos podem oferecer alguma proteção de tensão excessiva e curto-circuito, mas sua função principal não é proteção abrangente de energia.
Unidade de condicionamento de potência (PCU): *
Função primária: Melhora a qualidade e a confiabilidade da energia CA. Isso envolve uma variedade de funções projetadas para proteger o equipamento conectado contra distúrbios de energia.
*
foco: Preocupado principalmente com a qualidade da energia. Ele limpa a energia CA de entrada, filtrando ruído, espigões, craços e picos. Também geralmente fornece regulação de tensão e estabilização de frequência.
*
Qualidade de saída: Visa fornecer uma fonte de alimentação CA limpa, estável e consistente, independentemente da qualidade do poder de entrada.
*
Proteção: Os PCUs oferecem proteção robusta contra vários distúrbios do poder, incluindo surtos, SAGs, Browers, Blackouts (com recursos da UPS) e distorção harmônica. Eles normalmente incluem recursos como supressão de surto, regulação de tensão e transformadores de isolamento.
em suma: Um inversor * cria * potência CA a partir de energia DC. A PCU * Condições * A energia CA existente para melhorar sua qualidade e proteger o equipamento. Às vezes, um PCU pode incorporar um inversor como um componente dentro de um sistema maior, mas são funções distintas. Por exemplo, um UPS (fonte de alimentação ininterrupta) geralmente inclui um inversor (para fornecer energia durante interrupções) e recursos da PCU (para limpar e regular a energia durante a operação normal).