O 100Base-T possui uma velocidade * Full-Duplex * de 200 Mbps, porque a comunicação completa-duplex permite transmissão e recepção simultâneas em um único cabo. Por outro lado, a comunicação semi-duplex (como os padrões Ethernet mais antiga) exige que os dispositivos se revezem e recebem, limitando a taxa de transferência efetiva.
Com o Full-Duplex, cada dispositivo pode enviar e receber a 100 Mbps simultaneamente, resultando em uma capacidade combinada de 200 Mbps. Não é que o próprio cabo aumente magicamente sua capacidade para 200 Mbps; É sobre o método de comunicação.
O 100Base-T usa o cabo CAT5E (e até CAT5), porque esses tipos de cabos possuem largura de banda suficiente para lidar com o sinal de 100 MHz necessário para a transmissão de 100Base-T. Embora o Cat5E seja * geralmente * recomendado para melhor desempenho e corridas de cabo mais longas, o CAT5 também pode funcionar de maneira confiável, embora seu desempenho possa se degradar mais rapidamente a distâncias mais longas. A chave é que a largura de banda do cabo excede as necessidades do padrão 100Base-T.