O tipo de computação que você está descrevendo é
Cloud Computing .
Aqui está o porquê:
*
Fornecedores remotos: Provedores de nuvem como Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform oferecem seus recursos de computação (servidores, armazenamento, bancos de dados etc.) remotamente.
*
pay-as-you-go: Os serviços em nuvem geralmente têm preços pagos por uso. Você paga apenas pelos recursos que realmente consome, tornando-o uma solução econômica em comparação com a infraestrutura tradicional.
A computação em nuvem oferece vários modelos, incluindo:
*
Infraestrutura como um serviço (IAAS): Fornece acesso a recursos fundamentais de computação, como servidores, armazenamento e rede.
*
plataforma como um serviço (PaaS): Oferece uma plataforma para desenvolver e implantar aplicativos, incluindo ferramentas, middleware e sistemas operacionais.
*
software como um serviço (SaaS): Fornece aplicativos de software pela Internet, permitindo que os usuários os acessam através de navegadores da Web ou aplicativos móveis.
Portanto, a computação em nuvem se alinha perfeitamente com o cenário que você descreveu, onde as empresas adquirem poder de computação de fornecedores remotos e pagamento com base no uso.