Não é aconselhável operar um pequeno ar condicionado em uma sala com componentes eletrônicos que emitem calor, evitando completamente o uso de ar externo devido a vários fatores:
1.
Geração de calor :Eletrônicos como computadores, televisões e outros dispositivos geram calor como subproduto de sua operação. Este calor pode acumular-se e fazer com que a temperatura ambiente suba, reduzindo a eficácia do ar condicionado.
2.
Ar recirculado :Operar o ar condicionado sem permitir a entrada de ar fresco resulta na recirculação do mesmo ar dentro da sala. Esse ar fica mais quente e úmido devido ao calor emitido tanto pela parte eletrônica quanto pelo próprio ar condicionado.
3.
Baixo desempenho de resfriamento :Sem acesso ao ar exterior, o ar condicionado tem de trabalhar mais para arrefecer o ar quente recirculado. A falta de ar fresco e mais fresco pode afetar sua capacidade e eficiência de resfriamento.
4.
Problemas de qualidade do ar :O ar recirculado pode levar ao acúmulo de poluentes, como dióxido de carbono e compostos orgânicos voláteis (COV), afetando a qualidade do ar interno e potencialmente causando problemas de saúde ao longo do tempo.
5.
Umidade e condensação :Os níveis mais elevados de umidade resultantes da recirculação do ar podem causar problemas de condensação nas superfícies, potencialmente danificando os componentes eletrônicos e causando desconforto aos ocupantes.
Para garantir o funcionamento adequado do ar condicionado e manter um ambiente saudável, é importante fornecer uma fonte de ar externo fresco. Isto pode ser conseguido abrindo janelas ou portas, ou usando um sistema de ventilação que traz o ar externo enquanto remove o ar viciado e recirculado.