O fator de forma de uma fonte de alimentação é uma descrição de seu tamanho e conexão com a placa-mãe. Tamanho é importante, a fonte de alimentação deve caber em uma área especialmente projetada no caso e deixar espaço para outros componentes internos. A conexão também deve se ajustar ao tipo de placa-mãe. Como a maioria das fontes de alimentação já estão instalados nos casos , " fator de forma " ocasionalmente, e de forma incorreta, refere-se ao caso. PC /XT
Os primeiros desenhos de computadores pessoais feitas amplamente disponíveis foram o IBM PC /XT , utilizando o fator de forma de placa-mãe XT , o primeiro fator de forma de fornecimento de energia foi o XT. Esta foi uma invenção da International Business Machines ( IBM) , mas a empresa sabiamente decidiu deixar os padrões de hardware aberto para que outros desenvolvedores podem criar seus próprios e expandi-las .
PC /AT
Em 1984, a Advanced Technology (AT) fator de forma de placa-mãe foi liberada. Ele usou o mesmo par de conectores da placa-mãe de seis condutores e quatro condutores conectores de disco rígido . O fator de forma AT triplicou a potência nas fontes de alimentação a 192 watts e foi o primeiro fator de forma a incluir no computador casos de estilo torre.
Baby AT
The Baby AT foi uma diminuição no tamanho , tanto da placa-mãe e fonte de alimentação. Este ajuste de alimentação em qualquer um dos casos mais pequenos Baby AT ou a full-size AT caso. Isso significa mais flexibilidade no momento em que PCs foram se tornando mais popular. Muitas empresas diferentes capitalizou isso, eo AT bebê foi usado como o fator principal forma por muitos anos.
LPX
O fator de forma LPX é também chamado de slimline ou fonte de alimentação PS2, depois que o modelo de computador popular. O LP em LPX significa Low Profile . Esta fonte de alimentação permite uma grande flexibilidade no tamanho caso e permite que casos a ser personalizado para atender diversas áreas no escritório moderno.
ATX
O ATX foi, no a época de seu lançamento , a partida mais radical de todos os tipos anteriores de fontes de alimentação. Ele já não tinha a porta potência extra pass-through para o monitor como os anteriores , já que a maioria dos monitores modernos foram vendidos com os seus próprios cabos de alimentação. Além disso, ele incluiu várias funções revolucionárias que são padrão hoje: esta foi a primeira fonte de alimentação para oferecer 3,3 volts , por isso, não havia mais a necessidade de um conversor de energia na placa-mãe . Ele também ofereceu o primeiro interruptor de alimentação controlado por software que foi controlada pela placa-mãe , em vez de um grande interruptor ligado por hardware na parte de trás da máquina.