? Desde a ampla aceitação da liberação especificação SATA , em 2003, tem havido um interesse crescente na diferença entre ATA e fontes de alimentação SATA. A fonte de alimentação não é diferenciada em título como SATA ou ATA , no entanto, fontes de alimentação pode ou não suporta ambas as especificações de forma uniforme ou em tudo. Determinar as diferenças de capacidade de fornecimento de energia para qualquer um é uma tarefa fácil para qualquer usuário de computador . Diferenças básicas
A especificação do dispositivo ATA usa um conector de quatro pinos " Molex " para dispositivos de potência , enquanto a especificação SATA usa um conector modular. Essas fontes de energia não são compatíveis cruz . Fontes de energia ATA irá, no entanto, alimentar outros dispositivos dentro de um computador , como ventiladores extras , iluminação e dispositivos de refrigeração líquida. Fontes de alimentação SATA , neste momento , não suportam a alimentação de quaisquer outros dispositivos do que os discos . É por isso que há geralmente uma mistura de ambas as fontes de energia para qualquer fonte de alimentação.
Físicas Conectores
O conector Molex ATA e conector SATA têm algumas diferenças no valor de nota. Conectores de alimentação ATA possuem nenhum mecanismo de bloqueio para fixá-los para um dispositivo. Estes conectores dependem de atrito para manter uma ligação segura para qualquer dispositivo . Conectores SATA têm um mecanismo de bloqueio , no entanto , é bastante frágil e pode quebrar sob a força excessiva de um cabo puxado . O design modular do conector SATA também prevê condutores protegidos , enquanto a natureza ilimitada do conector Molex deixa os condutores aberto a possíveis danos flexão , o que acontece muitas vezes .
Gerenciamento de cabos < br >
cabos SATA , por ser modular em design, são compostos de um cabo que inclui todos os condutores dentro dele. Isto leva a cabo uma gestão mais fácil e design térmico . Fontes de energia ATA deixar os quatro fios envoltos e gratuitos de forma independente. Isso pode , e muitas vezes , levar a uma má gestão de cabos . Além disso, os cabos são propensas ao movimento , o que pode até mesmo levá-los a ser sugado para a CPU ou caso os fãs , dependendo da sua topologia interna específica.
Compatibilidade
Enquanto uma fonte de alimentação puramente ATA pode ser convertido para SATA e vice-versa , você vai encontrar menos dispositivos que requerem fontes de energia ATA como SATA tomou rapidamente a parte do leão do mercado . Muitas placas-mãe neste momento estão começando a abandonar completamente a adição de portas EIDE , que por sua vez nega a necessidade de conectores Molex ATA. Dito isto, não há uso em comprar uma fonte de alimentação ATA , a menos que seja absolutamente necessário para um computador atual.
Modularidade
modularidade da fonte de alimentação é a capacidade de uma fonte de alimentação para desconectar os cabos desnecessários de seu principal habitação. Este recurso é mais recente entre as fontes de alimentação e é muito procurada por motivos de gerenciamento de cabos . Os cabos SATA são geralmente sempre encontrado para ser modular sobre essas fontes de alimentação. Cabos ATA são muito menos frequentemente feitas modular e ainda necessitam de espaço dentro de uma caixa do computador , independentemente de eles estão sendo usados ou não. Devido a isso , é vantajoso para os proprietários de computador para tentar um computador compatível com SATA .