fontes de alimentação ATX têm sido o padrão para desktops de computadores desde 1995. Há um recém-chegado , chamado EPS , que está desafiando o Estado de fontes de alimentação ATX . Alimentação principal suprimentos
ATX de alimentação têm um conector de alimentação principal de 20 pinos , enquanto fontes de alimentação EPS tem um conector de 24 pinos .
P4
fontes de alimentação ATX
conter um conector adicional de +12 V de 4 pinos chamado de conector P4 . Fontes de alimentação EPS tem um conector de 12 v EPS 8 -pin que é essencialmente dois conectores P4 combinados .
PCI Express
EPS fontes de alimentação conter um de 6 pinos conector de alimentação PCI Express para fornecer energia adicional para placas de vídeo PCI -e. Fontes de alimentação ATX não possuem este conector
Common Ground
Há três conectores que tanto o ATX e EPS fontes de alimentação têm em comum : . Conectores de alimentação para periféricos ( comumente chamados conectores Molex ), conectores de alimentação flexíveis e conectores de alimentação SATA . No entanto, algumas fontes de alimentação ATX mais antigos podem não ter os conectores SATA.
Compatibilidade
Um grande número de EPS fontes de alimentação têm a capacidade de " cisão " o extra pinos em seus conectores de energia , tornando-os compatíveis com versões anteriores com placas-mãe ATX . Embora existam kits de adaptadores disponíveis que pretendem habilitar uma fonte de alimentação ATX para trabalhar com uma placa-mãe EPS , os fabricantes não recomendo este , porque pode reduzir a funcionalidade e desempenho.
Conclusão
Embora seja possível utilizar alguns EPS fornecimento de energia em placas-mãe ATX, fontes de alimentação ATX não tem os conectores necessários para fornecer adequadamente poder de uma placa-mãe EPS e seus componentes. Consulte o manual da placa-mãe, e usar a fonte de alimentação que recomenda para obter melhores resultados em seu sistema de computador.