Um tabela, o local central onde a televisão a cabo, a Internet de banda larga e os serviços telefônicos se originam, contém uma variedade de equipamentos especializados. Você esperaria ver dispositivos categorizados nessas funções:
Recepção e processamento de sinal: *
receptores de satélite: Para receber sinais de satélites de comunicação. Isso pode incluir vários receptores para lidar com diferentes feeds de satélite e transponders.
* Sistemas de antena
: Várias antenas (por exemplo, pratos de microondas, antenas terrestres) para receber sinais de diferentes fontes. Isso geralmente inclui sistemas sofisticados de posicionamento da antena.
*
Demoduladores: Dispositivos que decodificam os sinais recebidos de satélites ou fontes terrestres. Estes serão específicos para os esquemas de modulação utilizados.
* Moduladores
: Dispositivos que re-modulam os sinais de transmissão na rede de cabos. Isso ajusta o sinal para ser compatível com as características da rede de cabos coaxiais.
*
Transceptores de fibra óptica: Para receber e transmitir sinais por meio de cabos de fibra óptica, cada vez mais comum para serviços de alta largura de banda.
*
processadores de headend: Computadores poderosos que gerenciam e processam sinais, incluindo aqueles para codificação, criptografia e multiplexação.
Distribuição e gerenciamento de sinal: * Multiplexadores
(muxes): Combine vários canais de vídeo, áudio e dados em um único sinal composto para transmissão na rede de cabo coaxial.
*
desmultiplexadores (demuxes): Separe o sinal composto de volta nos canais individuais na extremidade do assinante.
* amplificadores
: Aumente a força do sinal para compensar a perda de sinal em execuções longas de cabo.
*
Equizadores: Compensar a distorção do sinal causada pela rede de cabos.
*
Fontes de alimentação: Forneça energia a todo o equipamento no headend. Isso geralmente é redundante para confiabilidade.
*
Sistema de Gerenciamento de Rede (NMS): Software e hardware que monitora todo o desempenho da rede, permitindo que os técnicos diagnosticassem e resolvam problemas remotamente.
Outros equipamentos: *
codificadores/decodificadores (codecs): Usado para compactar e descomprimir sinais de vídeo e áudio, crucial para o gerenciamento eficiente da largura de banda. Isso inclui suporte para vários padrões de compressão (MPEG-2, MPEG-4, H.264, H.265).
*
Sistemas de acesso condicional (CAS): Criptografa os sinais para impedir o acesso não autorizado, garantindo que apenas os assinantes com contas válidas possam visualizar o conteúdo.
*
servidores de dados: Para fornecer serviços de Internet, vídeo sob demanda (VOD) e aplicativos interativos.
*
Equipamento de monitoramento: Vários medidores e exibições que mostram qualidade do sinal, status do canal e outros parâmetros críticos.
*
Equipamento de comutação: Usado para sinais de roteamento, gerenciamento de diferentes serviços e segmentos de rede.
*
Backup Power Systems: Fontes de alimentação ininterruptas (UPS) e geradores para garantir a operação contínua durante as quedas de energia.
O equipamento exato encontrado em um headend varia de acordo com o tamanho do sistema de cabos, os serviços oferecidos e a tecnologia usada. Os Headends modernos estão cada vez mais incorporando tecnologias baseadas em IP e sistemas de gerenciamento baseados em nuvem.