Quando você conecta um dispositivo Plug and Play (PNP) a um computador em execução, o seguinte acontece normalmente:
1.
Detecção de hardware: O sistema operacional (OS) do computador detecta o novo hardware por meio de solicitações de interrupção (IRQs) ou outros mecanismos. Essa detecção pode envolver o ID de hardware do dispositivo, exclusivo da marca e modelo do dispositivo.
2.
Pesquisa de driver: O sistema operacional procura um motorista adequado. Esta pesquisa pode acontecer em alguns lugares:
*
drivers pré-instalados: O sistema operacional já pode ter um driver para o dispositivo. Muitos dispositivos comuns (impressoras, teclados, ratos etc.) possuem drivers genéricos ou específicos incluídos no sistema operacional.
*
Windows Update: Se nenhum driver adequado for encontrado localmente, o Windows (ou outros SOs) poderá verificar o Windows Update (ou equivalente) para um driver.
*
disco de driver: Se o dispositivo veio com um CD de driver ou outro mídia de instalação, o sistema operacional poderá solicitar que você o insira.
* Site do fabricante: Se o sistema operacional não conseguir encontrar um driver automaticamente, poderá ser solicitado a baixar e instalar o driver manualmente no site do fabricante do dispositivo.
3.
Instalação do driver: Depois que um driver adequado é encontrado, o sistema operacional o instala. Esse processo envolve copiar arquivos de driver para o sistema e definir as configurações do dispositivo (como solicitações de interrupção, canais DMA e endereços de memória).
4.
Inicialização do dispositivo: O driver inicializa o dispositivo, preparando -o para uso.
5. Reconhecimento e configuração do dispositivo: O sistema operacional reconhece o dispositivo e o adiciona ao gerenciador de dispositivos do sistema (ou equivalente). Você pode ver uma notificação na bandeja do sistema ou um pop-up indicando a instalação bem-sucedida do novo hardware. O dispositivo aparecerá nos locais apropriados no sistema operacional (por exemplo, uma nova impressora nas configurações de impressoras e scanners, uma nova unidade no File Explorer).
6.
funcionalidade: Neste ponto, o dispositivo deve estar totalmente funcional e pronto para ser usado.
Problemas possíveis: *
Conflitos de driver: Se houver um conflito com os drivers existentes, o dispositivo pode não funcionar corretamente, ou pode causar um mau funcionamento de outros dispositivos.
*
Drivers ausentes: Se o sistema operacional não conseguir encontrar um driver adequado, o dispositivo provavelmente não funcionará.
*
Funcional de hardware: O próprio dispositivo pode estar com defeito.
*
Hardware incompatível: O dispositivo pode não ser compatível com o sistema operacional ou hardware do computador.
Em resumo, a conexão de um dispositivo PNP foi projetada para ser um processo amplamente automatizado e sem costura. No entanto, podem surgir problemas, exigindo solução de problemas ou instalação manual do driver.