Não há um único dispositivo usado universalmente para avaliar a flexibilidade. O método depende de que tipo de flexibilidade está sendo avaliada e do nível de precisão necessário. No entanto, algumas ferramentas e métodos comuns incluem:
*
goniômetro: Este é um dispositivo semelhante ao transferidor usado para medir o ângulo de uma articulação durante o movimento, fornecendo uma medida quantitativa de flexibilidade. É comumente usado para avaliar a amplitude de movimento em juntas específicas.
*
inclinômetro: Semelhante a um goniômetro, mas muitas vezes mais simples e mais fácil de usar, medindo ângulos de segmentos corporais em relação à gravidade.
*
Medida de fita: Usado para medir o alcance nos testes de sentar e alcance, fornecendo uma avaliação menos precisa, mas mais simples, dos isquiotibiais e da flexibilidade lombar.
*
Flexômetro: Um dispositivo especializado para medir a flexibilidade de partes específicas do corpo, como a coluna vertebral.
A escolha do dispositivo geralmente depende da articulação específica que está sendo avaliada e do contexto (cenário clínico, pesquisa, avaliação de condicionamento físico). Observação e palpação (sentindo os músculos e articulações) também são frequentemente usados em conjunto com esses dispositivos.