1.
Falha no disco rígido: Ouça atentamente os sons de clique. Se soarem repetitivos e rítmicos, isso pode indicar uma falha no disco rígido. Faça backup de seus dados importantes imediatamente e considere substituir o disco rígido.
2.
Conexões de cabos soltos: Verifique todas as conexões dos cabos internos, principalmente aquelas relacionadas ao disco rígido, fonte de alimentação e placa-mãe. Certifique-se de que eles estejam conectados com segurança às suas respectivas portas.
3.
Superaquecimento: Se o computador estiver funcionando há muito tempo ou estiver em uma área mal ventilada, ele poderá superaquecer. Verifique se as aberturas de ventilação estão desobstruídas e os ventiladores estão funcionando. Deixe o computador esfriar e tente ligá-lo novamente.
4.
Problemas de memória: Recoloque os módulos de memória removendo-os e reinserindo-os em seus slots. Certifique-se de que eles estejam encaixados corretamente e que as abas de travamento estejam encaixadas.
5.
Bateria CMOS: Uma bateria CMOS descarregada ou com defeito pode causar problemas de inicialização. Abra o gabinete do computador, localize a pequena bateria redonda na placa-mãe e substitua-a por uma nova.
6.
Ordem de inicialização: Verifique a ordem de inicialização no BIOS do seu computador. Certifique-se de que o disco rígido esteja definido como o dispositivo de inicialização principal.
7.
Infecção por malware: Execute uma verificação completa em seu computador em busca de malware, vírus e outros programas prejudiciais. Remova todas as ameaças e reinicie o computador.
8.
Atualização do BIOS: Em alguns casos, uma atualização do BIOS pode resolver problemas de inicialização. Verifique no site do fabricante do seu computador se uma versão mais recente do BIOS está disponível.
9.
Assistência Profissional: Se você tentou todas as etapas acima e o problema persiste, é melhor procurar ajuda profissional de um técnico de informática qualificado ou entrar em contato com a equipe de suporte do fabricante para obter mais assistência.