Periféricos de computador são dispositivos conectados à unidade central de processamento (CPU) de um sistema de computador. Os periféricos podem ser internos, como CPU, memória e unidades de disco, ou externos, como impressoras, scanners e mouses.
Periféricos de hardware são dispositivos físicos conectados a um computador. Esses dispositivos podem ser usados para inserir dados no computador, enviar dados do computador ou armazenar dados. Alguns periféricos de hardware comuns incluem:
- teclados
- ratos
- impressoras
- scanners
- plotadores
- discos rígidos
- monitores
- dispositivos de armazenamento
- placas gráficas
- placas de som
- placas de rede
Os periféricos de hardware podem ser classificados em duas categorias principais:
Dispositivos de entrada permitir que os usuários interajam com o computador e insiram dados. Exemplos de dispositivos de entrada incluem teclados, mouses e telas sensíveis ao toque.
Dispositivos de saída exibir ou produzir dados do computador. Exemplos de dispositivos de saída incluem monitores, impressoras e projetores.
Alguns periféricos de hardware podem servir funções de entrada e saída. Por exemplo, uma tela sensível ao toque pode ser usada para inserir dados no computador (entrada) e exibir dados do computador (saída).
Periféricos de hardware são uma parte essencial de um sistema de computador. Eles permitem que os usuários interajam com o computador, insiram e recuperem dados e conectem o computador a outros dispositivos.