interconexão de componentes periféricos , ou PCI , é um modo padronizado para ligar dispositivos periféricos a um sistema de computador. O padrão PCI foi proposto pela Intel em 1991 e tornou-se comum em 1994. O recurso plug- and-play do Windows 95 foi o grande responsável pela aceitação da interface PCI . Até o barramento PCI -Express foi introduzido em 2003 , o PCI foi o ônibus mais utilizado para a conexão de componentes periféricos . Enumeração ou Dirigindo
Todos os mecanismos de PCI são identificados pelo barramento, dispositivo , função e registrar números. Essas informações de configuração , também conhecido como enumeração ou dirigindo , está localizado na 256 bytes de espaço alocado para os dados de configuração do dispositivo PCI , os primeiros 64 bytes de que são regulados. Os restantes bytes 192 estão disponíveis para os dados de configuração específicas do fabricante . Esses códigos permitem periféricos PCI a ser identificados por tipo , localização e fabricante. Veja o link " PCI ID Repository " na seção de Recursos para obter informações sobre a numeração de um aparelho PCI individual.
Ônibus
O padrão PCI permite que um sistema para acomodar até 256 ônibus. Esses ônibus são numeradas de 0 a 255.
Dispositivos
Cada barramento PCI é capaz de receber até 32 dispositivos . Números de código de dispositivos variam de 0 a 31.
Funções
Muitos dispositivos PCI deve ter pelo menos uma função . Aqueles com múltiplas funções são conhecidos como dispositivos multifuncionais. Cada dispositivo PCI pode ter até oito funções . Os números de código de função são de 0 a 7.
Registros
Cada função PCI tem 256 registros de 8 bits. Esses registros fornecer informações sobre as funções específicas do dispositivo , as propriedades dessas funções e identificação do fabricante .
Importância
Para utilizá-lo , o computador deve ser capaz para localizar ou abordar um mecanismo PCI na BIOS do sistema. A BIOS , ou sistema de entrada /saída básico , é o programa de base no computador que detecta e gerencia todos os dispositivos de hardware. Os códigos PCI comunicar ao computador a localização e as funções de cada mecanismo PCI . Se os códigos forem lidos incorretamente ou estão incorretos, o sistema não detecta o dispositivo. A configuração do dispositivo PCI é registrado nos dados de configuração do sistema Extended, ou ESCD .
Plug and Play
Windows contém um plug- and-play, ou PNP , apresentam para os dispositivos de hardware, incluindo dispositivos PCI. PNP permite que o sistema para detectar e tratar um novo hardware , sem que o usuário precise alterar as configurações manualmente no BIOS. Se por algum motivo o recurso PNP não funciona para um componente de hardware , o usuário pode digitar manualmente o dispositivo na configuração do BIOS do sistema.