? Hardware conectado a um computador é chamado de um dispositivo periférico. Este dispositivo acrescenta para a funcionalidade do computador e, geralmente liga-se através de um cabo . Tais dispositivos incluem impressoras, modems e discos rígidos externos . O computador , o periférico eo cabo que conecta os dois devem ter conectores compatíveis. Um cabo de dados universal serial bus (USB) tem um conector USB padrão em cada extremidade. Esses conectores se encaixam em portas USB do computador eo periférico. História
primeiros PCs tinham pelo menos uma porta serial e uma porta paralela . A porta serial era mais popular, e foi através desta porta computadores geralmente ligados a periféricos. Tanto o conector serial e conector paralelo tinha uma série de pinos em duas ou três linhas. A porta de acoplamento para este conector contém um número correspondente de furos . Um cabo paralelo parecia uma fita com uma fileira de fios fundidos . Cada fio realizada dados que viajaram para baixo fios separados do cabo simultaneamente. Um cabo serial parecia um cabo normal, mas que continha diferentes fios dentro do casaco. Cada fio tinha um propósito diferente , mas apenas uma de dados realizada . Os bits de dados na transmissão foram enviados um a um em uma linha, como os vagões em um trem . Eles viajaram em série, que é a raiz do termo "serial ".
Nome
O barramento serial universal tem um conector muito menor que o conector serial ou paralela . Ele envia os dados em série e não em paralelo , e assim , de acordo com as convenções de cabos de periféricos , que foi apelidado de um cabo "serial" . "Bus " é um termo usado em hardware de computador que se aplica a qualquer fio ou cabo que transporta dados. USB é denominado "universal" , porque, embora o cabo de dados USB transporta dados em série , também se destina a substituir o conector paralelo.
Cabo
padrões USB 1.0 e 2.0 especificar par trançado . Um fio do par transporta os dados do computador , o outro transporta os dados para o computador . Na versão 3.0 do padrão , existem dois pares trançados , tanto blindados. O comprimento máximo recomendado de um cabo de dados USB para a versão 1.0 e 2.0 é de 5 metros . Na versão 3.0, os requisitos de desempenho não podem ser cumpridas em um cabo de mais de 3 metros.
Avanços
cabos de dados USB agora não só conectar computadores a periféricos , mas conectar diferente dispositivos. Dispositivos anteriormente não consideradas como um periférico de computador agora podem se conectar a computadores por cabos USB . Esta categoria de dispositivo inclui câmeras digitais e telefones celulares . O cabo USB agora tem um rival na forma de redes sem fio. Apesar de transmissores e receptores sem fio para conectar dispositivos não- habilitados para celulares, novos periféricos , muitas vezes incluem built-in receptores sem fio . Um exemplo disto é a impressora sem fios . O avanço da tecnologia wireless vai fazer cabos USB obsoleto.