A transferência de dados entre a placa mãe eo computador é feita com diferentes tipos de cabos através de interfaces periféricas. Com o avanço da tecnologia , as tecnologias de computadores mais antigos , como portas seriais e paralelas são substituídas por formas mais recentes, como USB, ou Universal Serial Bus, e IEEE 1394, ou FireWire. Portas seriais e paralelas e standard contam com várias desvantagens quando comparados a mais recente tecnologia. Portas paralelas
Nos primeiros anos da computação , a porta paralela foi a interface mais usada em um computador destinado principalmente para impressoras. Ele transferiu dados de oito bits de cada vez ao longo de oito fios separados em um cabo paralelo através de um conector fêmea DB-25 , parte do estilo de D- subminiature de conectores. A velocidade de transmissão de dados foi limitada a 150 KBps (kilobits por segundo) e só podia transmitir dentro de uma faixa de 10 pés . Portas paralelas padrão apenas os dados transmitidos para fora a menos que fosse uma porta bidirecional que a maioria dos computadores foram equipados com a partir de 1994.
Portas seriais
portas seriais , também chamados de portas , são usadas para ligação de dispositivos , como modems , através de uma interface serial que significa um bit de dados em sucessão do outro . Ele está localizado na parte de trás de um PC . Particularmente , foi um formato de 9 pinos e 25 pinos macho . Sua velocidade de transmissão é limitada a 57KBps e um comprimento máximo do cabo de 50 pés.
USB
portas USB foram implementados em computadores de 1995 e tornou-se padrão na maioria computadores em 1998. Elas são de um tipo diferente de porta série com o nome comeing de ele ser capaz de ligar uma grande variedade de diferentes dispositivos, incluindo teclados , impressoras , ratos e digitalizadores . Ele foi projetado para ser plug- and-play, uma habilidade que as portas seriais paralelas e normais não têm . Também é expansível com o uso de hubs USB que dão portas USB de adição , se necessário , uma outra capacidade faltando com seus antecessores. USB tem várias especificações diferentes , o que aumenta o seu desempenho. Sua primeira encarnação tinha velocidades de transmissão de 12 MBps (megabytes por segundo) e aumentou para até 480 Mbps na versão 2.0 tornando-se consideravelmente mais rápido do que os fatores de forma mais velhas.
IEEE 1394 ( Firewire)
Apple é o pioneiro principal de Firewire . Portas Firewire correr a velocidades de transferência de dados de 800 MBps . Esta velocidade pode ser mantida ao longo de um cabo de 14 1/2 pés com FireWire 400 e mais de 300 metros para FireWire 800, já que ambos série paralelo e standard.