Quatro organizações são responsáveis por desenvolver e implementar padrões ATA : O American National Standards Institute (ANSI) , Information Technology Industry Counsil ( ITIC ) , o Comitê Nacional de Tecnologia da Informação ( NCITS ) , e Comitê Técnico T13 ( T13 ) . T13 é responsável por desenvolver os padrões de interface ATA discos rígidos. À medida que novos protótipos ATA emergem, eles são enviados para NCITS e ANSI para aprovação. A partir daí, as empresas começam a utilizar a nova tecnologia descrito na norma , enquanto ANSI e NCITS analisa o novo protocolo. Pode levar essas organizações de vários meses a alguns anos para concluir a análise formal e processo de aprovação. ATA ( ATA- 1)
ATA ou ATA -1 é a sigla abreviada para o primeiro padrão que o American National Standards Institute (ANSI ), aprovado no início de 1990 . O nome formal deste protocolo é " padrão ANSI X3.221 -1994 " . Foi aprovado como o primeiro padrão em 1994
Este padrão possui dois discos rígidos - . Um " mestre " ( envia instruções digitais) e um " escravo " ( recebe instruções digitais) . Ele também suporta Programmed de entrada /saída ou modos PIO 0, 1 e 2, que são responsáveis pelo envio e recebimento de dados de e para a memória do seu computador. Cinco modos PIO são identificadas no protocolo ATA - 1 , variando de 0 a 4 , onde 0 é o mais lento e 4 é o mais rápido .
O DMA suportado ( Direct Memory Access ) modos incluem 0 , 1 , e 2, bem como o modo DMA 0 para multiword . Canais DMA transmitir informações diretamente de e para a memória do computador e disco rígido sem a intervenção por unidade de processamento central. Um modo DMA de 0 resulta na menor taxa de transferência de dados, enquanto uma taxa de 2 é o mais rápido .
ATA -2
Como a necessidade de informações mais rápido processamento surgiu no mundo da informática , assim como a necessidade de uma nova unidade de disco rígido padrão capaz de atender a essas demandas maiores . O resultado foi o ATA -2 padrão, que se gabava tanto mais rápido PIO e modos DMA.
Duas adições foram feitas para os modos PIO ( 3 e 4) , que eram uma melhoria sobre os modos PIO 0, 1 e 2 disponíveis no protocolo ATA - 2 . Um modo DMA atualizado, chamado de " multiword ", incluído os modos 1 e 2 . Antes de multipalavra , um pedido para cada palavra foi necessária durante a transferência de informação digital . Multiword melhorado este , permitindo uma rápida sucessão de transferências consecutivas de informação digital.
ATA -3
ATA -3 (também conhecido como padrão ANSI X3.298 - 1997 ou AT Attachment 3 Interface ) foi semelhante ao ATA -2 , mas incluiu algumas pequenas atualizações . ATA -3 é mais confiável como o resultado de um upgrade no tipo de cabeamento usado. Também utiliza o SMART ( Self- Monitoring Analysis and Reporting Technology ), tecnologia da unidade para aumentar a confiabilidade dos discos rígidos com interface , preservando os dados de forma mais eficaz e reduzir o risco de perda de dados. Um recurso de segurança que permitiu a proteção de senha foi adicionado também. Não foram feitas melhorias para acelerar o processamento de dados, tais como aqueles encontrados no padrão ATA- 2.
ATA/ATAPI-4
O ATA/ATAPI- 4 (ATA Packet interface- 4) se fundiram os comandos ATA desenvolvidos em normas anteriores ATA com ATAPI (ATA Packet interface). O nome padrão ANSI publicado para ATA/ATAPI-4 foi NCITS 317-1998 . Esta norma ostentava um número significativo de atualizações e alterações em protocolos anteriores. Modos Ultra DMA foram introduzidos , numerada como 0 , 1 , e 2 , respectivamente . Um modo Ultra DMA de 0 Transferências 16,7 megabytes (MB) por segundo, enquanto uma transferência de 25 MB por segundo, e duas transferências 33.3 MB por segundo. Além disso, um novo cabo foi introduzida para garantir que os dados não se perdeu por causa das velocidades de transferência melhoradas de modos Ultra DMA . Este cabo era conhecido como um " cabo IDE de alto desempenho " , que foi uma melhoria em relação ao cabo IDE padrão com um valor de 80 condutores . Outro recurso adicionado para garantir a integridade dos dados foi Inspeção de Redundância Cíclica ou CRC . Este processo realiza um cálculo prévio de dados a serem transmitidos e de novo quando os dados são recebidos . Se os dois valores não corresponderem, isso indica que os dados transferidos foi corrompido e do pacote de dados é enviado novamente .