IDE e SATA são dois tipos de interfaces para transferência de dados ? . IDE significa " Integrated Drive Electronics ", enquanto SATA significa "Serial Advanced Technology Attachment ". Ambas as normas permitem que os discos rígidos para compartilhar informações com a memória do sistema de um determinado computador. Eles diferem em termos de velocidade de transferência , tipo de soquete e tipo de cabo. A partir de 2011 , o padrão SATA domina o mercado , tornando o padrão IDE mais velho quase obsoleto. Velocidade
Drives usando o padrão IDE , também conhecido como PATA , transferir informações a taxas entre 5 e 133 megabytes (MB) por segundo. Em contraste, a SATA transferir dados a 150 MB por segundo. A partir de 2011 , existem duas variações mais recentes sobre esta tecnologia - SATA II e SATA III . Estes transferência de 300 MB e 6 gigabits por segundo , respectivamente.
Soquete
Devido ao seu tamanho relativamente grande, interfaces IDE são facilmente distinguíveis de suas contrapartes SATA menores. Soquetes IDE conter 40 pinos , e respectivos conectores tem 40 furos . Estes estão dispostos em duas filas de 20 pinos , cada . Interfaces SATA usar apenas sete pinos, alinhadas em uma única linha.
Cabo
drives IDE usar um cabo " fita " . O termo vem do facto de que o cabo é na realidade uma série de cabos ligados lado a lado , o que resulta em uma longa tira plana ao longo da qual os dados viajam . Este tipo de cabo pode conectar um disco rígido e uma unidade de CD à placa-mãe de um computador. Ele também pode conectar duas unidades separadas para o conselho. Cabos SATA consistem de um único fio. O fio é geralmente vermelho e plana , em vez de tubular como a maioria dos cabos.
Disponibilidade
A partir de 2011 , a maioria das placas-mãe instalados em novos computadores têm soquetes suporte a interface SATA . Os fabricantes de computadores fazer algumas placas que suportam a interface IDE mais velho. Isto é principalmente devido à transferência de velocidade. 133 MB padrão IDE por segundo , simplesmente não pode competir com 6 gigabits da SATA III por segundo. Além disso, as unidades que utilizam o padrão SATA tendem ser mais fácil de instalar e gerenciar .