discos compactos e DVDs. são do mesmo tamanho físico , com um diâmetro de 5,25 polegadas , mas eles diferem na quantidade de informação que pode armazenar , que está relacionada com o tipo de material utilizado para torná-los eo laser que lê e grava as informações a eles. Estes dois factores determinam a velocidade a que a informação pode ser transferido para e recuperados a partir de CDs e DVDs . Capacidade de armazenamento
Um CD gravável tem cerca de um sétimo do espaço de armazenamento de um DVD. CDs podem variar de tamanho de armazenamento de 650 megabytes (MB) para 700 MB, com 700 MB sendo o padrão em CDs de hoje. DVDs têm capacidades que variam de 4.7 gigabytes (GB) para 18 GB. Os avanços na tecnologia durante os anos 1990 e 2000 permitiu que os dados sejam escritos em múltiplas camadas de um DVD , criando assim o DVD de camada dupla , que pode armazenar até 8,5 GB de informações. A dupla face , dupla camada de DVD pode conter cerca de 18 GB de dados.
Materiais de construção
CDs são construídos com uma camada de policarbonato em que minúsculos recortes são feitos para armazenar dados . Uma camada reflectora é adicionado de modo a que um laser pode ler o CD . Esta camada reflectora é feito de uma folha de reflexão de alumínio , o que produz a cor azul-turquesa de um CD . De alta qualidade ou de armazenamento de CDs de qualidade são feitos com uma camada de ouro , em vez de alumínio , o que aumenta a vida útil do CD e dá -lhe uma cor dourada . DVDs também são feitos de uma camada de policarbonato , mas em vez de alumínio , a camada reflectora é geralmente feito de prata , e menos comummente , ouro . Há também um corante orgânico, tal como cianina adicionado à camada de policarbonato , que dá DVDs sua cor violeta característica .
Laser de comprimento de onda
O comprimento de onda do laser luz utilizada em unidades de CD- ROM e CD de áudio leva para ler os dados é de 780 nanômetros , que é perto da porção infravermelha do espectro de luz . Nesta parte do espectro , a luz tem um comprimento de onda mais longo e, portanto , o laser pode ser pensado como uma caneta de ponta - negrito . Em contraste , um laser de DVD opera a 650 nanómetros , que é na parte de laranja do espectro de luz e um comprimento de onda mais curto do que o laser utilizado para CDs . Um laser de DVD é como uma caneta de ponta fina que pode colocar mais informações no mesmo espaço.
Leitura e Escrita velocidade
Porque maiores velocidades de leitura e escrita exigem um unidade de CD -ROM para rodar um CD cada vez mais rápido, a velocidade máxima de leitura e escrita de um CD é limitado a cerca de 7.800 kilobytes por segundo , também conhecido como 52x , porque ele é 52 vezes mais rápido que as especificações originais criados na década de 1970 . Além desta velocidade , a probabilidade de leitura errada ou gravar um CD aumenta muito devido a fatores como a forma física do as correntes de ar criadas em uma unidade de CD -ROM como o CD e CD é girado mais rápido. DVD ler e escrever velocidades variam de 1.300 kilobytes por segundo para mais de 21.000 kilobytes por segundo. Além dessas velocidades , DVDs são suscetíveis aos mesmos problemas de oscilação e corrente de ar que afetam os discos compactos .