Cada tipo de unidade de disco rígido tem suas próprias vantagens e desvantagens quando usado como unidade do sistema principal. O tipo de unidade de sistema usado em seu computador é importante porque contém o sistema operacional do seu computador e é usado para a memória virtual. Velocidade e capacidade deste carro ter um impacto dramático na velocidade geral do sistema eo tempo necessário para carregar aplicações. Mecânica
O tipo mais comum de disco rígido é uma unidade mecânica. Esta unidade é composta por vários discos que armazenam os dados lidos e escritos por uma cabeça magnética na extremidade de um braço . Como os discos giram , os braços para cada movimento do disco através dele , lendo ou gravando dados a partir da faixa de dados especificado. Cada faixa representa um grupo físico específico sobre o prato de disco que contém informações . Este tipo de unidade tem uma grande capacidade de armazenamento e um preço relativamente baixo, mas está propenso a eventual falha mecânica e velocidades relativamente baixas . Todas as unidades mecânicas são classificados em rotações por minuto ( rpm ) com base na velocidade de rotação dos seus discos . Esta métrica impacta diretamente o desempenho da unidade , desde uma velocidade de rotação mais elevada permite o acesso mais rápido aos dados .
SSD
Drives de estado sólido (SSDs) são a mais nova geração de unidades de disco rígido a partir de 2011 . Essas unidades utilizam tecnologia semelhante à de pen drives USB para armazenar dados usando a memória flash. Eles geralmente têm mais rápido ler e escrever vezes do que acionamentos mecânicos tradicionais. SSDs também são imunes aos colapsos que são inevitáveis em transmissões mecânicas e são mais eficiente de energia. A principal desvantagem para SSDs é que eles são muito mais caros do que os discos mecânicos de um tamanho equivalente.
SATA
partir de 2011, todos os SSD moderno e discos rígidos mecânicos usar o acessório de série avançada tecnologia ( SATA) para transferir dados de e para a placa-mãe. Os três tipos básicos de interface SATA são conhecidos como tipos I, II e III. Cada tipo de interface SATA representa uma geração sucessiva do padrão de interface SATA , que oferece novos recursos. Drives SATA também são classificados com base em suas taxas máximas de transferência de dados , que funcionam em 1,5 , 3 e 6 gigabits por segundo ( Gbps) . A maioria dos SSDs são compatíveis com a interface de 6 Gbps para acomodar as suas taxas de transferência de dados aumentou.
RAID
Os usuários com mais de um disco rígido pode configurar seus discos em um matriz redundante de discos independentes (RAID) para aumentar o desempenho ou a estabilidade de suas unidades. Arrays RAID permitem configurar vários discos rígidos para funcionar como um único disco. Os vários tipos de array RAID são indicadas pela palavra " RAID ", seguido de um número. As duas principais funções de um array RAID estão a proteger o sistema contra perda de dados através da criação de uma cópia idêntica de um disco rígido e aumentar o desempenho de seus discos usando ambas as unidades em tandem. Os computadores que usam uma configuração RAID exigem uma peça de hardware chamado um controlador RAID, normalmente incluídos com a maioria dos novos discos rígidos .