Combinando dois discos rígidos dentro de um único computador é relativamente comum , mas não é sem suas armadilhas. Podem surgir dificuldades de combinar os diferentes tipos de sistemas de hardware e de funcionamento . Estes problemas podem ser atenua , contudo , a compreensão do que está a ser realizado e as limitações do equipamento envolvido . Configurando Jumpers
configurações IDE , a placa-mãe vai olhar para um sistema operacional na unidade de " Master" . A unidade mestre é determinado pela configuração de jumpers , localizados na área do disco rígido onde a alimentação eo cabo de fita se conectar, a qualquer um " mestre " ou " cable select " (este processo irá variar entre os fabricantes ) . Se o cabo de seleção é escolhido , o sistema irá escolher a unidade mestre com base em sua posição no cabo de fita .
Quando outra unidade é adicionado, ou quando duas unidades são instaladas simultaneamente , a segunda unidade deve ser instalado em a posição de escravo do cabo de fita ou ter seus jumpers definida como escravo. Conflitantes configurações de jumper pode causar uma ou ambas as unidades para passar despercebido pelo computador.
Esta questão é largamente atenuado em Serial ATA (SATA ) , já que cada um pode ter uma comunicação individual à placa-mãe e a ordem de inicialização é determinada no sistema de entrada /saída básico (BIOS) configurações .
formatação e particionamento
Assim unidades estão conectados, eles devem ainda ser definido para um formato que operacional sistemas podem ler. Se duas unidades não formatados estão sendo instaladas simultaneamente , a formatação geralmente ocorrem como parte da instalação do sistema operacional ( que irá arrancar a partir de um CD ou DVD) . Se tiver sido adicionada uma nova unidade, não formatado , ele vai ter que ser formatado durante a inicialização do sistema operacional. Este processo varia de Windows para Linux para Mac OS.
No caso em que a unidade foi formatado anteriormente , pode haver uma incompatibilidade entre a formatação original ea formatação recomendada do sistema operacional hospedeiro. No caso de uma unidade formatada é incompatível com o sistema operacional ( por exemplo, uma unidade de disco rígido HFS com sistema operacional Mac está instalado em um disco rígido NTFS baseado em Windows ), a nova unidade de disco rígido terá de ser reformatado. A reformatação remove todos os dados originais na unidade. Se a recuperação de dados é o objetivo de agregar o disco rígido, você pode querer considerar a instalação da unidade em um gabinete externo baseado em USB ou um computador compatível para fazer backup dos arquivos .
Partições também deve ser definido na operação sistema . Normalmente, a partição é o tamanho total da unidade, mas pode-se dividir a unidade em várias partições. Um pouco da capacidade total é perdido com a definição de cada partição adicional.
Capacidade Combinando
Embora haja muitas razões diferentes para adicionar ou incluir duas unidades de disco rígido em um computador, muitas vezes, o objetivo é proporcionar mais espaço de armazenamento . Em uma configuração simples , o computador não sabe como " derrame " ou compartilhar os dados entre as duas unidades como se fossem um só .
Uma opção, se os discos rígidos estão sendo instalados ao mesmo tempo, é estabelecer um Random Array of Inexpensive Disks , nível zero ( RAID 0) . RAID é normalmente usado para fornecer um backup redundante de dados em caso de uma unidade falhar, mas essa configuração simplesmente diz ao computador para ver as duas (ou mais ) unidades como uma única unidade de armazenamento e distribuir entre eles. Isso requer uma placa de expansão RAID ( algumas placas-mãe tê-lo embutido) .
Microsoft Windows também permite que você monte o segundo disco rígido como uma "pasta" ou diretório do primeiro , proporcionando a ilusão de que há uma dirigir. Infelizmente, apenas os dados salvos para essa pasta será colocado nessa unidade.
Mudando documentos padrão Locais
Teoricamente, um usuário de computador pode simplesmente optar por começar a poupar os seus documentos , fotos, filmes e outros itens para uma pasta no novo disco rígido. Mas os sistemas operacionais modernos definir determinados locais padrão para a economia de uma grande quantidade de informações. Um navegador pode enviar automaticamente os arquivos baixados para um diretório " downloads" no disco rígido original , ou as imagens descarregadas de uma câmera pode automaticamente para uma pasta "Minhas Imagens" .
Perfis de usuário , muitas vezes têm ainda mais complicado padrão pastas, como os dados do aplicativo . Aplicação de dados inclui os arquivos temporários que navegadores salvar a fim de acelerar o acesso a diferentes sites da web.
Esses sistemas operacionais permitem que você alterar esses locais padrão , mas pode ser complicado , especialmente se você não quiser para armazenar todos os arquivos no novo disco rígido. Você provavelmente vai querer transferir os arquivos antigos para os novos locais , bem como, a fim de manter todos os arquivos em um local fácil para recuperação. Estes são todos os fatores que precisam ser cuidadosamente considerado quando se combina dois discos rígidos.