? O disco rígido é um dos componentes mais importantes de qualquer computador. Sem uma unidade de disco rígido , o seu computador não teria nenhum sistema operacional, não há maneira de instalar programas e qualquer forma de armazenar quantidades maciças de dados. Os discos rígidos têm evoluído ao ponto onde eles podem realizar a maioria das tarefas mais rapidamente do que você pode piscar um olho . No entanto, eles normalmente são confiáveis o suficiente para durar anos. Mídia magnética
Um disco rígido tem pelo menos um prato de metal que gira sob a cabeça de leitura /gravação em alta velocidade. Óxidos metálicos na superfície do prato reagir aos ímãs na cabeça de leitura /gravação , mudando sua orientação para representar dados de computador. Um motor elétrico gira a bandeja de forma contínua, enquanto a cabeça de leitura e gravação se move a partir do centro do prato para o exterior para aceder a diferentes setores da mídia . Isto é semelhante , em princípio, a operação de uma unidade de disco flexível , mas os disquetes não são capazes de armazenar em qualquer lugar perto da quantidade de dados que um disco pode dirigir prato.
Logic
< br >
Quando você lê um arquivo de um disco rígido , a cabeça de leitura /gravação da unidade deve viajar para o local físico no prato onde o arquivo está armazenado. Um disco rígido tem código circuitos lógicos e computador interno chamado "firmware" para controlar o movimento da cabeça de leitura /gravação, localizar arquivos quando eles são solicitados , e encontrar espaço livre na unidade quando você escreve um arquivo . Um disco rígido típico pode executar essas operações em milissegundos. A lógica interna de um disco rígido também testa o prato para falhas e evita o armazenamento de dados em áreas que considerar já não pode funcionar de forma confiável. A maioria dos discos rígidos usam uma tecnologia chamada Self- Monitoring, Analysis and Reporting Technology , ou SMART para monitorar vários aspectos do funcionamento do disco rígido e alertá-lo quando parece que a unidade pode estar se aproximando do fim de sua vida .
cache
Todos os discos rígidos modernos incluem uma pequena quantidade de memória de alta velocidade chamado "cache ", que armazena dados ou informações que a lógica da unidade prevê freqüentemente acessados que são susceptíveis para solicitar . Como o cache é muito mais rápido do que o prato do disco rígido , cache pode melhorar significativamente a velocidade de um disco rígido. A " híbrido " disco rígido inclui um cache de memória flash adicional que armazena permanentemente os dados que você usa com mais freqüência , tais como certos aplicativos e arquivos do sistema operacional . Depois de um disco rígido híbrido tem " aprendido " seus padrões de uso de computador típicos , pode reduzir significativamente a quantidade de tempo necessário para carregar o Windows e seus aplicativos favoritos.
Interface
a parte de trás de um disco rígido contém os pinos ou contatos utilizados para o cabo de dados , que se conecta à placa-mãe do computador metal. A interface primária utilizada em discos rígidos de hoje é chamado Serial Advanced Technology Attachment . Um disco rígido SATA tem contatos de metal , enquanto uma unidade de disco rígido ATA mais velho tem 40 pinos na parte de trás . Este cabo é responsável por transportar os dados do disco rígido para a placa-mãe , processador e RAM. Um disco rígido também tem um segundo conector que permite a alimentação a partir de fonte de alimentação do computador.