drives de estado sólido se tornaram a última moda em hardware de computador. Ao contrário dos discos rígidos normais , os SSDs são praticamente impermeável ao choque danos e oferecem taxas de acesso a dados muito mais rápidas. Isso os torna uma excelente escolha como unidades de inicialização , e eles são muito populares em netbooks mais lentos e menores. Mas, como qualquer tecnologia relativamente nova , ainda há várias desvantagens. Preço
drives de estado sólido é um parente recém-chegado ao mundo do mainstream computação e, como nada de novo , você vai ter que pagar por isso. SSDs apareceu pela primeira vez em vigor em netbooks por um par de razões. Eles são mais pequenos e mais rápidos , os quais são atributos importantes em um pequeno computador com um processador fraco . No entanto , a maioria dessas unidades teve uma capacidade muito baixa para os padrões atuais de armazenamento e, portanto , eram acessíveis. No entanto, um drive SSD de 250GB você vai correr em qualquer lugar a partir de US $ 300 a US $ 1.000 dólares, ou cerca de 10 a 20 vezes mais do que um disco rígido padrão com a mesma capacidade .
Capacidade
Embora a capacidade de drives SSD continua a aumentar junto com sua popularidade , eles ainda não pode comparar com os discos rígidos padrão que têm muito que passou o limiar de 2 terabyte . Apesar de agora você pode encontrar SSDs de 1TB , você vai pagar caro. Para a grande maioria das pessoas , o custo de SSDs de alta capacidade não vale a pena os benefícios. Embora a capacidade dos SSDs provavelmente vai continuar a melhorar rapidamente, assim que a capacidade dos discos rígidos padrão , e por muito menos dinheiro.
Velocidade de gravação
Para as unidades SSD low-end , velocidade de gravação é uma grande desvantagem de desempenho, especialmente tendo em conta que a maior vantagem desfrutada por SSDs é a velocidade. Embora seja verdade que a velocidade de leitura , ou a velocidade com que o computador pode acessar os dados , é mais rápido em SSDs , escrever dados para a unidade é outra história. Isso porque em um SSD o dispositivo deve primeiro apagar os dados antigos , e em seguida, escrever os novos dados. Esta é uma desvantagem que o usuário médio pode não perceber , mas quando se trata de sistemas de dados que transferem grandes quantidades de informações e para trás , torna-se um problema.
Lifetime
Embora os SSDs são muito mais robusto do que os discos rígidos convencionais , devido à falta de peças mecânicas , têm um período de vida intrinsecamente mais curto. A vida de um disco rígido padrão é ditada por quanto tempo as partes mecânicas funcionar . Em uma unidade de estado sólido, existe um número máximo de vezes que a unidade pode escrever , apagar e reescrever informações sobre a unidade . Se você substituir o seu computador a cada ano ou dois, você provavelmente nunca irá experimentar esta limitação com o uso normal , mas a limitação permanece.