Na vida de computadores pessoais , discos rígidos e outros dispositivos periféricos sempre tiveram uma série de conexões de porta . Logo no início, os computadores domésticos usados ou SCSI Small Computer System Interface . Isso limita a capacidade dos discos rígidos , para que os desenvolvedores criaram o IDE, Integrated Drive Electronics , ou ATA , avançado conexão apego tecnologia. Isso, também, tornou-se limitada a 750 gigabytes de capacidade . Para romper essa barreira , os desenvolvedores mudaram para o Serial Advanced Technology Attachment ou conexão SATA , trazendo sobre o advento dos discos rígidos multi- terrabyte . Como o conector SATA era pequeno e não tão delicado como IDEs , os fabricantes logo começou a usá-lo como uma conexão para dispositivos externos , daí eSATA. eSATA
A porta eSATA padrão é quase idêntica à porta SATA interno , excepto que ele não tem um gancho em forma de L , de um lado . Ele também tem blindagem mais resistente ao redor da ficha da unidade de disco rígido externo, já que os conectores SATA internas são um pouco frágeis . As portas padrão anteriores em computadores pessoais , gradualmente, proporcionou melhores taxas de transferência de dados. Quando USB 1.1 foi lançado, ele só transferiu 12 megabits por segundo. FireWire era muito mais rápido em 400 MBps . USB 2.0 teoricamente elevou sua taxa de 480 Mbps , mas raramente trabalhou nessa velocidade no mundo real. FireWire 800 aumentou a aposta de novo para 800 MBps . A porta eSATA teoricamente lida taxas de transferência de aproximadamente 1.920 gigabits por segundo , quadruplicar a taxa de USB 2.0. A principal desvantagem para dispositivos eSATA é o fato de que eles precisam de suas próprias fontes de energia. Eles não são alimentados através da porta .
ESATAp
A porta eSATAp oferece o benefício extra de dar poder diretamente através da porta para o disco rígido externo , se você usar com uma conexão USB. Esta porta também funciona como uma porta USB, assim você pode usar o cabo de ligação eSATAp em uma porta USB, se nenhuma porta eSATA está disponível. As taxas de transferência de dados depende de qual tipo de porta que você conecte o cabo em eSATAp . Ligar um dispositivo USB em uma porta eSATAp não irá aumentar significativamente a taxa de transferência de dados.
ESATA II
Como a evolução de outros portos, eSATA pode fornecer taxas ainda mais rápidas de transferência de dados com a porta eSATA II . Enquanto as especificações físicas da porta eSATA II permanecem os mesmos , as taxas de transferência de aumentar drasticamente com esta porta . Fabricantes tout velocidades de até 3 gigabits por segundo , quase o dobro das taxas máximas anteriores. Devido a esses avanços , um disco rígido SATA externo funcionará essencialmente a mesma velocidade que seus discos internos.
Considerações
Porque portas eSATA não têm a capacidade para fornecer energia para um dispositivo externo , discos rígidos eSATA geralmente só se tornam conveniente se você usá-los com computadores desktop. A menos que você tenha acesso a uma tomada eléctrica , geralmente você não pode usar um disco rígido eSATA na estrada com um computador portátil. Por esta razão , a maioria dos laptops não têm portas eSATA. Se seu laptop tem ainda um slot PCMCIA ou ExpressCard , você pode comprar estes tipos de cartões para adicionar unidades eSATA ao seu computador portátil , mas você ainda precisa ligar as unidades em tomadas de CA para o poder . Você também pode adicionar portas eSATA para um computador desktop mais velho usando placas PCI . O advento de novas tecnologias , tais como USB 3.0 e Thunderbolt pode suplantar portas eSATA , mas eles servem a um propósito útil para os próximos anos.