RAID ( Redundant Arrays of Inexpensive Disks) é uma técnica de seguro contra perda de dados e tempo de inatividade devido a uma falha de hardware em um sistema de computador. Em um sistema de armazenamento RAID, um número de unidades de disco rígido trabalhar juntos como um "array" para armazenar dados de uma maneira que faz com que seja redundante , reduzindo o risco de perda de dados devido a falha da unidade . Isto é realizado através de paridade distribuída , o que cria várias peças do mesmo arquivo em discos diferentes, ou por meio de espelhamento , o que cria cópias exatas de dados entre várias unidades . Níveis numéricos são atribuídas a diversas técnicas de RAID . RAID 5 e RAID 10 usam diferentes abordagens para fornecer redundância. Tipos de redundância
RAID nível 5 é um tipo RAID padrão que funciona através de paridade distribuída entre todas as unidades dentro do array. RAID 10 é considerado um RAID aninhada que combina os níveis de RAID 1 e 0 para fornecer o desempenho de um nível RAID 0 listrado com a redundância de uma matriz espelhada RAID nível 1 .
Número de unidades < br >
nível RAID 5 pode ser escalado para várias unidades , mas exige um mínimo de três. Unidades adicionais podem ser concebidos para a matriz para aumentar a velocidade ou nível de redundância , atribuindo os blocos adicionais de paridade . RAID nível 10 também pode ser escalado para várias unidades , mas exige um mínimo de quatro unidades. Nível de RAID 5 pode escalar adicionando acionamentos individuais para a matriz, mas um array RAID 10 deve sempre ter um número par de unidades.
Implementação
RAID nível 5 distribui paridade por todos os discos da matriz. Por exemplo, em uma matriz de três -drive, um bloco de dados é escrito para o primeiro bloco disponível das duas primeiras unidades, em seguida, um bloco de paridade é escrita para o primeiro bloco disponível da terceira unidade . Em seguida, um bloco de paridade é escrita para o próximo bloco disponível do primeiro carro, enquanto os blocos de dados são escritos para os próximos blocos disponíveis nas segunda e terceira unidades , e assim por diante . Em contraste, RAID 10 é uma matriz listrado de espelhos . Isso significa que o mesmo bloco de dados são gravados de forma idêntica para o primeiro conjunto de unidades e um bloco diferente de dados são gravados para o segundo conjunto de unidades.
Falha e recuperação
< br >
o número de unidades que podem falhar sem perda de dados depende do projeto da matriz. Por exemplo, um array RAID 5 pode tolerar a falha de o número de unidades para o qual os dados de paridade são gerados. Isto significa que um três -drive RAID 5 pode ter um único disco falhar e ainda ser capaz de recuperar a matriz substituindo a unidade falhou. Se o array RAID 5 caracterizou cinco unidades com dois blocos de paridade , até dois discos simultaneamente poderia falhar sem perda de dados. RAID 5 regenera os dados perdidos recalculando a paridade distribuída.
Com um array RAID 10, o número de unidades de falhadas aumenta com cada conjunto espelhado tolerado. Por exemplo, um RAID 10 com quatro unidades podem tolerar duas falhas da movimentação simultânea , desde que as falhas ocorrem em cada conjunto de espelhos em separado , e não em um único conjunto de espelhos . Um RAID 10 , composto por seis unidades , o que representa dois subconjuntos de RAID 1 espelhos com três unidades cada, poderia sofrer duas falhas simultâneas em cada subconjunto sem perda de dados. RAID 10 regenera os dados perdidos , copiando os dados do subconjunto espelho.