Um conversor Ultra DMA- to- SATA permite que você conecte um disco rígido Serial ATA de uma placa-mãe que tem conectores da unidade IDE e só suporta o modo Ultra mais velho transferência DMA. Enquanto um conversor Ultra DMA- to- SATA permite que você use um disco rígido que de outra forma não iria trabalhar em seu computador, ele não permitirá que o computador para utilizar todos os recursos disponíveis em computadores com suporte SATA nativo. Conectando
Antes de ligar um conversor Ultra DMA- to- SATA para um disco rígido , verifique o rótulo do disco rígido para um guia ilustrando possíveis posições dos jumpers da unidade. Se dois dos pinos tem um rótulo como "Mode IDE Legacy, " lugar de um shunt jumper sobre os pinos . Você pode então ligar um conversor Ultra DMA- to- SATA , colocando-o sobre o conector SATA L- forma na parte de trás da unidade e conectar um cabo IDE para os pinos na parte de trás do conversor.
< br > Performance Adapter
Conectando uma unidade SATA a um conversor Ultra DMA- to- SATA não provoca quedas detectável no desempenho. Em 2003 , o site AnandTech computador executou o teste de benchmark Winstone 2003 Content Creation em um Seagate Barracuda ATA V disco rígido com e sem um adaptador. Com um adaptador , a pontuação de referência caiu menos de 1 por cento.
Interface Desempenho
A especificação SATA Revision 3.0 suporta uma taxa de transferência máxima possível de 750MB por segundo através de uma interface SATA . No entanto, a interface IDE suporta uma velocidade máxima de apenas 133MB por segundo. Conectando uma unidade SATA a uma interface IDE reduz o seu máximo desempenho possível. No caso dos discos rígidos de desktop , a degradação do desempenho geralmente é mínima , os discos rígidos de desktop mais rápido pode alcançar taxas de transferência de mais de 133MB por segundo apenas ocasionalmente. No entanto, a degradação do desempenho se torna mais grave se você conectar dois discos rígidos ao mesmo controlador IDE, porque a limitação de velocidade 133MB se aplica a ambas as unidades.
Native Command Queuing
Quando você conectar um disco rígido SATA a uma interface IDE , você perde o acesso aos recursos disponíveis somente com interfaces SATA. Destes, o que melhora muito o desempenho é mais Native Command Queuing . Quando um disco rígido precisa recuperar dados a partir de vários locais em todo o prato giratório, NCQ permite que o disco rígido para executar os comandos na ordem em que requer o menor número de rotações prato.