? Na ficção científica , os seres humanos muitas vezes interagem com robôs realistas que podem executar uma grande variedade de funções. Embora atualmente estamos longe da sofisticação do C3PO de Star Wars , a Honda está fazendo grandes avanços nessa direção. ASIMO , robô com aparência humana da Honda pode executar e incrível variedade de atividades que antes só os seres humanos poderiam . História
Honda começou a desenvolver os protótipos para o Passo Avançado em Mobilidade Inovadora , ou " ASIMO ", em 1986. Os três primeiros modelos ( E1 a E3) focado no que os engenheiros senti foi a tarefa mais difícil, andar sobre duas pernas . Os três modelos seguintes ( E4 através E6) focada em equilibrar as pernas . Os seis primeiros protótipos tomou um combinado de seis anos para aperfeiçoar. Estes foram seguidos por "modelos protótipo humanóide " em 1993, 1996 e 1997 e foram contados P1 , P2 e P3 , respectivamente. P1 durou mais de 6 metros de altura e pesava quase 400 quilos. Pelo modelo P3, o tamanho eo peso dos protótipos ASIMO fosse uma mera cinco pés de dois centímetros de altura e pesava pouco menos de 300 libras. Neste ponto, os protótipos modelo P teve a capacidade de andar , subir e descer escadas , bem como completar um punhado de outros movimentos controlados por engenheiros . A primeira verdadeira ASIMO estreou em 2000 e foi melhorado ; ASIMO " de aluguel" foi produzido em 2001, "inteligente" ASIMO em 2002, " next-gen " ASIMO em 2004 e "New" ASIMO em 2005. Ao longo desses iterações do modelo, a funcionalidade do ASIMO foi melhorado e avançado . Atualmente, existem 47 ASIMOs em operação.
Função
ASIMO dominou funções básicas, como andar, correr , dançar e subir escadas e terrenos irregulares . Além disso, o ASIMO foi programado para entender uma quantidade limitada de comandos verbais e não-verbais. Os engenheiros da Honda também programou ASIMO para agarrar objetos com as mãos , para se lembrar de rostos , e ser capaz de se lembrar quartos como ele anda por eles , para que quando ele retorna , pode navegar mais easily.According a Honda , ASIMO foi feito para ser um auxiliar para os seres humanos em um ambiente doméstico , especialmente as pessoas que estão acamados ou em cadeiras de rodas . Tamanho do ASIMO é deliberadamente em quatro metros de altura para "olhar " o seu dono na cara. Atualmente, no entanto , ASIMO é apenas usado no Japão e é usado principalmente como um guia em museus ou como recepcionista de visitantes para algumas empresas . Atualmente não há planos para vender ASIMO nos Estados Unidos .
Tipos
ASIMO é um tipo específico de robô chamado " Android ", que significa "humano - gosto . " Como um andróide , ASIMO foi programado para fazer uma série de coisas humanas -like. Notoriamente , o " next-gen " ASIMO exibiu seus passos de dança ( talvez ironicamente fazer o " Robot" a música techno ) em 2004. O "novo" ASIMO tomou essa apreciação da música um passo adiante e tocou um violino. Mais tarde , os executivos da Honda encenado um golpe de publicidade , onde realizou uma ASIMO orchestra.Additionally , ASIMO pode usar a sua programação para reconhecer quando uma colisão é iminente e pode evitá-lo sem problemas. Isso se aplica a objetos fixos e móveis , bem como, uma das façanhas do ASIMO foi evitar outro ASIMO , ambos ASIMOs foram capazes de detectar pequenas mudanças nos movimentos de cada um e corrigir-se em conformidade, provando que ASIMO poderia "pensar" o seu caminho para sair de uma situação.
Equívocos
Embora ASIMO pode "pensar" o seu caminho para sair de situações simples ou reconhecer rostos , não é um verdadeiro "Inteligência Artificial" ou AI . Para ser considerado um AI , ASIMO deve ser auto- consciente (em outras palavras, ele sabe que é um computador ) e ele precisa ser capaz de ensinar a si mesmo. Atualmente, ASIMO só sabe o que seus programadores "dizer" que através de codificação de software . Ainda assim, as habilidades de ASIMO são passos em direção estado AI ; . Resolução de problemas , percebendo as diferenças e reconhecendo indivíduos
Especialista introspecção
É talvez irónico que , em 1970, um japonês cientista chamado Masahiro Mori postulada pela primeira vez o chamado " vale misterioso ", em relação aos robôs . Em essência, Mori postulou que como robôs vêm olhar e mais mais como seres humanos, quanto mais os seres humanos seriam repelidos por robôs. Em algum lugar dentro os seres humanos , há a sensação de que " algo não está certo " sobre o robô e que sentido se traduz em fascinação , repulsa e medo. Enquanto os seres humanos podem "perdoar" os movimentos estranhos de um ASIMO pouco - humanóide , se um robô semelhante tinha um rosto de látex, que se mudou quando ele "falou " ou andou ou fez qualquer dessas ações , seria ativar o reflexo de " vale misterioso " . Movimento como zumbis em filmes de terror , próteses e outros movimentos não naturais também ativam a sensação de " vale misterioso " nos seres humanos.