A NVIDIA Corporation foi fundada por Jen- Hsun Huang, Chris Malachowsky e Curtis Priem . NVIDIA não poderia fabricar circuitos integrados para os seus chips gráficos , por isso, em 1994 , ele se uniu com SGS- Thomson Microelectronics , que tinha fábricas em França e Itália . Diamond Multimedia Systems também instalados os chips da NVIDIA em suas boars.As acelerador multimídia NVIDIA desenvolveu os chips NV1 - NV3 e, eventualmente, se mudou para a tecnologia 3-D , a empresa cresceu em potencial de marketing , fazer um nome e fazer muitos chips que foram os "primeiros " para estabelecer uma nova tecnologia . Hoje, a NVIDIA Corporation é líder mundial de processadores gráficos e sua tecnologia tem ramificações fora para incluir os mercados em vídeo, áudio, conexão de banda larga , computadores pessoais , consolas de jogos e estações de trabalho. Criação
Em janeiro de 1993, a empresa NVIDIA foi criado. Jen- Hsun Huang , presidente e CEO da NVIDIA foi Diretor em Coreware , sob LSI Logic. Chris Malachowsky foi o vice-presidente de engenharia de hardware e trabalhou com a Sun Microsystems , Inc. Curtis Priem também trabalhou para a Sun Microsystems , Inc. e desenvolveu os chips gráficos GX . NVIDIA entrou no negócio no momento em que os computadores foram se tornando mais um item doméstico. NVIDIA desenvolveu seu primeiro chip gráfico com a ajuda da sociedade europeia , a SGS -Thomson Microelectronics .
NV1
Em maio de 1995, a NVIDIA comercializou seu primeiro chip gráfico . Esta criação permitiu computadores pessoais para competir com sistemas de jogos . A parceria da NVIDIA com SGS- Thompson permitido NVIDIA usar plantas de fabricação da SGS- Thompson para fazer seus chips . A NV1 ajudou NVIDIA estabelecer laços com a Sequoia Capital e Sierra Ventures. Sega of America , Inc. também franqueada alguns de seus jogos para o computador pessoal para permitir que o NV1 para executá-los .
RIVA 128
O Real- tempo interativo Vídeo Animação 3-D de chips gráficos, ou RIVA 128, foi o resultado do tempo de NVIDIA trabalhando em gráficos 3-D e arquiteturas. NVIDIA tratado mercados dos EUA para liberar o chip, enquanto SGS- Thomson tratado mercados europeus e asiáticos . RIVA NVIDIA 128 também tinha um custo menor e maior desempenho do que o chip Voodoo 3dfx Gráficos . Equipamento original fabrica como gateway, Dell e Micro usou o RIVA 128 em suas placas-mãe .
GeForce
O GeForce 256 foi um passo a partir do RIVA 128. A GeForce 256 e contou com processador novo e melhorado com dutos de quatro pixel de 120MHz , o que permite uma taxa máxima de enchimento de 480Mpixels/sec . Este chipset também foi o primeiro a implementar aceleração de vídeo para apoiar a Televisão de Alta Definição (HDTV) qualidade de imagem . Fichas NIVIDA subseqüentes incluíram a GeForce2 GTS , GeForce2 MX eo GeForce2 Go .
Da Microsoft Xbox
Enquanto NVIDIA continua sendo um dos principais fornecedores de chips gráficos , a empresa anunciou que a NVIDIA tecnologia seria usada em uma nova plataforma de jogos emergentes da Microsoft, o Xbox . Microsoft decidiu que a tecnologia de chips da NVIDIA não só qualificou como o vencedor em design gráfico , mas também no sistema de multimídia da plataforma de jogos . Microsoft recebeu US $ 200 milhões para a NVIDIA para criar os chips necessários para alimentar seu Xbox . Este chip gráfico foi o GeForce3 .