O processador Xeon foi desenvolvido para suportar os requisitos de computação estação de trabalho do servidor e de alto nível. O nome da marca Xeon tem sido usado ao longo de um número de gerações de processadores de computador no x86 e x86-64 linha arquitetura bit . Processadores Xeon geralmente são otimizados para a computação multi- processador, e ter um cache maior do que suas contrapartes desktop. História
processadores Xeon adiantados eram modificações de processadores para desktop existentes. O Pentium II Xeon era um Pentium II com um aumento do cache. Foi construído com 250 nanômetros ( nm) tecnologia de núcleo , o que indica o menor tamanho dos componentes no chip. Duas versões do Pentium III Xeon foram liberados, um usando a tecnologia 250 nm e outro utilizando tecnologia 180 nm. Em 2001, a Intel deixou cair o " Pentium " do nome do produto Xeon , chamando todos os processadores posteriores simplesmente " Xeon ". A linha Xeon continuou seu aumento no desempenho devido a alterações de arquitetura , aumento de cache e componentes menores. O processador último single core Xeon foi introduzido no final de 2005 com base em tecnologia de 90 nm.
Modelos atuais
processadores Xeon modelo atual começou com a introdução do primeiro dual core processador Xeon em 2005 com base em tecnologia de 90 nm. A progressão do Xeon processadores Xeon atuais foram baseadas em caches maiores , múltiplos núcleos, até quatro até o momento , as taxas e os núcleos de clock mais altas com base em 45 nm technology.One dos principais objetivos de processadores Xeon modelo atual é o de gerir o consumo de energia . O processador irá escalar seu clock para atender momento por momento demandas de computação , e irá interagir melhor com outros componentes para ajudar a reduzir os requisitos de energia do servidor. Suas necessidades de energia e geração de calor são dois dos maiores problemas enfrentados por grandes instalações de servidor , ou " fazendas de servidores ".
Modelos planejadas
Intel lançou recentemente primeiro Xeon de 8 núcleos com base em tecnologia de 45 nm. Com cada núcleo optimizado para a execução de dois segmentos de programa simultaneamente , este novo Xeon é capaz de correr 16 fios ao mesmo tempo . Um segmento é uma seqüência ininterrupta de código do programa. A maioria dos processadores de núcleo único só poderia executar um thread por vez. Multitarefa foi realizada por seqüenciamento dos segmentos para executar um em um modelos time.Future de processadores Xeon provavelmente continuará a aumentar a memória cache, aumentar a taxa de relógio e aumentar o número de núcleos , diminuindo o tamanho dos componentes individuais na CPU.