O processador Pentium e da família de processadores são muito possivelmente o nome mais reconhecido na computação moderna . Projetado e fabricado pela empresa Intel , o processador Pentium revolucionou a indústria de computação com novos projetos de tecnologia e desempenho nunca antes visto . Uso extensivo deste processador abriu o caminho para os processadores modernos de hoje , 2009. Visão geral do processador Pentium
O processador Pentium foi introduzido em 22 de março de 1993 por a corporação Intel como um processador de propósito geral. O processador Pentium foi o primeiro projeto do processador superescalar , o que significa que tem mais de um pipeline de dados e pode executar múltiplas instruções simultaneamente , baseado na microarquitetura x86. Havia seis versões do processador Pentium lançado durante a sua vida : P5 , P54C , P54CQS , P54CS , Pentium Overdrive e P55C . Essas versões foram produzidas Pentium 1993-1999 com velocidades de clock variando de 60 MHz a 300 MHz . O processador Pentium usada Tomadas da placa 4, 5 e 7 , ao longo de sua vida útil do produto.
Pentium Especificações Técnicas
O processador Pentium contém dois caminhos de dados , ou dutos, codinome "U " e " V" Caminho de dados U é capaz de executar qualquer nativo instrução para o processador, enquanto datapath V é capaz de realizar apenas as instruções mais simples e mais comumente executados. O Pentium também contou com um barramento externo de dados de 64 bits. Este barramento de 64 bits permitiu o Pentium para ler ou escrever informações duas vezes mais rápido que o i486 ( o processador Intel anterior ) . Modelos posteriores do processador Pentium incluíram o apoio de instruções MMX . Instruções MMX são usados para apoiar os processos de multimídia mais complexas através da implementação SIMD . SIMD , Solteiro intruction múltiplos dados , executa a mesma instrução em várias partes de dados simultaneamente para reduzir a carga do processador e latência. Esta técnica é útil em situações como a renderização de multimídia onde o mesmo processo é aplicado repetitiously a grandes quantidades de dados.
Pentium Recepção mercado de processadores
O Pentium liderou o mercado de processadores em vendas e desejo por muitos anos até que conseguiu pelo processador Pentium com tecnologia MMX. Devido ao marketing pesado em mídia, a marca Pentium tornou-se um nome familiar para aqueles com e sem computadores em sua casa. Esse reconhecimento do mercado levou a Intel anexando o nome Pentium para todos, mas uma família de processadores de nível de consumo até 2006, quando eles lançaram seu Core 2 Duo linha de processadores multicore . O Pentium originais , no entanto, ter um feedback do mercado negativo notável que resultou de uma falha de arquitetura em algumas de suas primeiras iterações. Embora a maioria dos projetos de processadores são encontrados para ter erros logo após o lançamento , esta falha em particular não foi reconhecida pelo mercado por algum tempo até que depois de seu lançamento . O chamado FDIV (Dividir ponto flutuante) bug resultaria na divisão inexata de números de ponto flutuante. Intel já reconheceu a existência do bug e pôr em prática um programa de substituição para os consumidores.