? Baseado no conceito de multi- propósito que os computadores são projetados para atender , a capacidade de conectar dispositivos é fundamental para o contínuo versatilidade deste equipamento proporciona. Enquanto a quantidade eo tipo de portas e conectores, mudou desde que o PC foi introduzido no início de 1980 , o seu propósito de permitir a comunicação com dispositivos externos continuam os mesmos. O termo porta é neste caso não é usado como uma referência para as ligações lógicas TCP /UDP e IP. Legado
Ao longo dos anos, vários plugs e conectores foram introduzidas e, posteriormente, abandonado como as necessidades da comunidade de computação mudou . O PC original da IBM foi fornecido com um conector de teclado AT- estilo que não é mais usado . O PC também permitiu uma placa de vídeo opcional que pode ter vindo com uma porta de impressora . Além disso , uma placa de E /S opcional pode ser adicionada para proporcionar uma porta de série . Agora, as portas seriais e paralelas já não são fornecidos na fabricação da maioria das placas-mãe. Também abandonada pela maioria dos fabricantes de placas-mãe PC é o adaptador de porta de jogo , já que esta função tem sido amplamente substituída pela tecnologia USB. Outro porto agora está se tornando uma raridade é a porta do modem que permite que o computador para se conectar à Internet através de uma linha telefônica.
Serial e Paralela
O paralelo de série e portas estão em vias de ser abandonada, mas ainda permanecem disponíveis em muitos sistemas. As portas seriais têm sido usados para conectar tudo de ratos para modems e ao mesmo tempo lento para os padrões de hoje ainda tem uma série de aplicações. A porta paralela é uma porta de impressora dedicado muitas vezes referida como Centronics . Ambas as portas têm sido quase completamente substituída pela adoção de USB.
USB
Com a introdução do padrão USB , em meados dos anos 1990, a forma em que os dispositivos periféricos ligados a um computador foi alterada . A porta USB é uma abertura pequena , retangular agora está se tornando onipresente no mundo da computação . Como a adoção de USB cresceu a necessidade de maior capacidade de transferência de dados, ou rendimento, cresceu com ele e com a norma USB 2.0 foi lançado. A quantidade de periféricos que se conectam a um PC através de USB está crescendo sem fim à vista.
Vídeo
vídeo tem evoluído a partir do padrão monocromático humilde usando um pino 9 D -sub conector para as telas deslumbrantes nós tomamos para concedido hoje. E com essa mudança chegou uma variedade de conectores. Com a introdução de DVI ao conector D -sub de estilo está a ser progressivamente abandonado em favor do conector DVI retangular. No entanto, esta norma está sendo contestada pelo conector HDMI que mantém a promessa de uma verdadeira convergência , um termo usado para descrever a fusão de computadores, mídia e comunicação em um único dispositivo .
Diversos
A porta Ethernet é usada para rede. Firewire é uma porta comum encontrada em sistemas Apple e alguns computadores. Muitos computadores também oferecem uma televisão fora de portas com quase todos os sistemas fornecendo áudio dentro e fora de portas . Um tipo de conector que já dura há décadas é o conector PS /2 para teclado /mouse, mesmo que esta porta parece estar sendo descontinuado em favor da tecnologia USB.