Em 1980 e 1990 , era geralmente seguro para assumir um processador com um clock maior seria mais rápido do que um processador com um inferior . Por esta razão , os computadores recentes muitas vezes pode ser confuso para o consumidor médio, que pode se perguntar como um novo computador com um processador de 2 GHz poderia ser mais rápido do que sua máquina construída há cinco anos, com um processador de 3 GHz . A velocidade de clock é apenas um fator no desempenho de um processador, e por conta própria, ele não pode ser usado para julgar o poder de um processador .
Coleção de processadores de computador
Definição
A velocidade de um processador, ou o seu " clock ", é medida em megahertz ou gigahertz ( milhões ou bilhões de ciclos por segundo , respectivamente ) . Isto pode ser comparado aos impulsos , tais como os impulsos de um coração . Com cada pulso , os dados se movem através do sistema . Um processador de 2 GHz vai "pulso" de dois bilhões de vezes por segundo.
História
O IBM PC original , o avô da maioria dos computadores em uso hoje , foi equipado com um processador Intel 8088 que tinha um clock de apenas 4,77 MHz . Até o final da década, o processador mais rápido utilizado em computadores domésticos, o i486 Intel , estava disponível em velocidades de até 25 MHz . Os anos 1990 foram uma década de avanço velocidade rápida , e os primeiros processadores com clock de 1.000 MHz foram lançados em 2000.
Comparando Processadores
Não é possível comparar o desempenho dos dois processadores completamente diferentes , como o Intel core 2 Duo eo AMD Phenom , por clock sozinho. Pelo contrário, é a eficiência da criação de um processador que determina o seu desempenho relativo . É por isso que um 2.0 GHz Core 2 Duo , por exemplo, pode ser mais poderoso do que um 3.0 GHz Pentium 4 de vários anos atrás . A velocidade de clock pode ser usado , no entanto, para avaliar o desempenho relativo de dois processadores dentro da mesma família .
Referencial
É praticamente impossível , mesmo com um fundo de engenharia , para determinar se um processador é mais rápido do que o outro simplesmente olhando para seus projetos. Por este motivo, profissionais de informática e amadores usar programas que são projetados para simular os tipos de cálculos que um processador teria que realizar no "mundo real", e medir o tempo que leva para os cálculos a serem realizados. Isso é chamado de " benchmarking" de um processador . Com benchmarking, torna-se um processo muito mais simples para comparar diretamente dois projetos de processadores diferentes.
O Futuro
Nos últimos anos, tanto a Intel e sua principal concorrente AMD ter evitado fazendo clock um fator primário de marketing para processadores por causa do consumo de calor , ruído e energia que caminham lado a lado com os processadores com altas taxas de clock. Em vez disso, ambas as empresas estão atualmente focando projetos mais eficientes , liberando processadores que podem fazer mais trabalho em aproximadamente as mesmas taxas de clock . Para o futuro próximo , parece que este vai continuar a ser o caso. Embora o início da década de 2000 nos trouxe os primeiros processadores com clock de 1.000 MHz , é improvável que haja um processador com clock de 10,000 MHz , no início de década de 2010 .
< Br >