Desde 1998, a Intel produziu o CPU Celeron em conjunto com a sua linha Pentium . Em meados da década de 2000 , a linha Pentium foi gradualmente substituído por CPUs "Core" da Intel , mas eles continuam a produzir uma amplitude de opções Celeron . Existem algumas diferenças fundamentais entre as duas tecnologias . Noções básicas de cache da CPU
A CPU ( Unidade Central de Processamento ) cache é um pequeno pedaço de memória localizada na CPU morrer em si . Esta memória funciona muito mais rápido do que a outra memória em outro lugar no seu computador . Quanto maior o cache , maior será o potencial da CPU para o desempenho.
Celeron Cache
Intel tradicionalmente concedeu sua Celeron CPUs um cache menor do que o Pentium comparável (ou Core) CPUs . Esta lacuna tem variado 25-50 por cento ao longo dos anos . Um Celeron geralmente executa mais lento, mas é mais barato porque tem tecnologia menos complexa.
Celerons e Overclocking
Para os primeiros anos de sua existência , Celeron CPUs tinha uma reputação de alta " overclocking ", um processo em que o usuário define manualmente o CPU para realizar além de suas especificações de fábrica. Isso pode causar erros de calor e de sistema excessivas , mas a troca foi quase Pentium desempenho a preços Celeron .
Que permitiu Celeron Overclocking
O número de transistores em um ativo CPU determina em grande parte a quantidade de calor que ele gera. Desde Celeron CPUs teve caches que eram parcialmente inativo, esses processadores poderiam ser substancialmente overclock sem erros de calor ou de sistema se tornando um problema sério.
Celerons e Pentiums Hoje
Modern Celeron CPUs tem vários núcleos de processamento , e alguns podem suportar a virtualização de hardware (chamado Intel VT- x). Linha " Pentium Dual -Core " da Intel ainda é um nível acima do Celeron , mas seus processadores "Core ", como o i5 e i7 são agora seus processadores para desktop de alto nível .