Intel tem uma ampla variedade de CPUs (unidades de processamento central ) em sua linha de passado e presente, e ele produziu vários sabores do Pentium antes de sua transição geral para a tecnologia "core" . O Pentium D e Pentium 4 (P4) são dois exemplos . Pentium 4 Origens
O P4 foi introduzido em Novembro de 2000. O clock do núcleo começou a 1,3 gigahertz ( GHz) , que tinha um front-side bus de 400 megahertz e , em teoria, poderia ir todo o caminho até 10 GHz antes de geração de calor se tornou incontrolável .
Pentium D Origens
O Pentium D, por sua vez, não apareceu até 2005. Nos anos seguintes , a Intel desenvolveu uma arquitetura substancialmente avançadas, tais como múltiplos núcleos de processamento em um único chip CPU e suporte para instruções de 64 bits ( o Pentium 4 só poderia tratar -se às instruções de 32 bits) .
< Br >
dual-core Pentiums
O "D" não significam " dual Core ". Em vez disso , a Intel desenvolveu um " Pentium Dual Core ", que foi baseado em sua tecnologia mais tarde "core" , que foi distinguido por requisitos de energia muito mais baixos e geração de calor.
Compatibilidade
Desde o Pentium D e Pentium 4 são muito diferentes internamente , a variedade D não é compatível com os mais velhos Pentium 4 motherboards , como o soquete 428 e 478 . Mas o " LGA 775 " Pentium 4 é compatível com placas-mãe Pentium D .
Desempenho e preço
Desde o Pentium D tem dois núcleos de processamento , que é capaz de mais rápido desempenho, mas apenas quando o software é concebido para reconhecer e tirar proveito dos vários núcleos. Assim, Pentium D CPUs custar substancialmente mais , supondo que você pode encontrar um para compra.