portas paralelas foram projetados para interagir computadores pessoais com dispositivos externos, como impressoras. Eles foram em grande parte substituídas por portas Universal Serial Bus . USB evoluiu através de três especificações e não é apenas mais rápido que portas paralelas , ela também oferece uma linha de CA para alimentar dispositivos externos. Portas paralelas
portas paralelas veio em uma variedade de números de pinos , com a IBM estabelecimento de uma especificação de porta paralela de 25 pinos padrão. A taxa de transferência normal de uma porta paralela é de cerca de 50 kilobytes por segundo até 150 kilobytes ou mais por segundo em alta velocidade. Na versão DB-25 especificado pela IBM , 16 pinos são utilizados para transferência de dados e terra , e 9 pinos têm outras funções especiais.
USB 1.0 e 1.1
padrão tipo Um conector USB
USB usa quatro pinos e tem poder para executar os dispositivos externos. USB 1.0 teve uma taxa de transferência de dados máxima de 1,5 megabits por segundo (Mbps ), enquanto o USB 1.1 teve uma taxa de transferência de dados máxima de 12 Mbps. USB 1.1 é cerca de dez vezes mais rápido do que portas paralelas.
USB 2.0
A especificação USB 2.0 permitiu que as taxas de transferência de dados muito mais elevadas , de até 480 Mbps , tornando-a 40 vezes mais rápido que as versões anteriores . Dispositivos USB 2.0 são compatíveis com a versão anterior do USB, mas será executado na especificação da porta USB mais lento.
USB 3.0
USB 3.0 tem os dados mais largura de banda de transferência ( chamado de " SuperSpeed " ) com uma taxa de 5,0 Gbps ( gigabits por segundo) . USB 3.0 permite a fiação para a comunicação full duplex entre o dispositivo eo host. Dispositivos USB 3.0 são compatíveis com portas USB 2.0, mas será executado na especificação mais lento do host port .
Conectores USB
Mini ou conectores micro USB são usadas para eletrônico pessoal dispositivos .
O conector USB principal é o familiar retangular "Tipo A. " O conector do tipo B é quadrado com dois cantos chanfrados e é comumente usado para conectar impressoras para computadores. Há também miniconectores A e mini- B , bem como micro - AB e conectores do tipo micro - B . Os conectores menores são usados para se conectar pequenos dispositivos eletrônicos , como câmeras digitais e telefones celulares.