? À primeira vista , a diferença de poder de processamento entre um Pentium 4 de 2,6 GHz ( gigahertz ) e de 1,5 GHz Pentium M parece óbvia. No entanto, o Pentium 4 e Pentium M são construídas em diferentes arquiteturas. Nos testes do mundo real , a diferença é realmente bastante insignificante para a maioria das tarefas , apesar de existirem alguns casos periféricas onde um dos dois processadores terão uma vantagem sobre o outro. Clockspeed
Clockspeed (o número de ciclos por segundo que um processador pode executar ) parece que deve ser um indicador bastante sólida de desempenho. Ao comparar os dois processadores da mesma arquitectura, é uma métrica razoável de usar . No entanto, quando se comparam diferentes arquiteturas , é utilidade torna-se muito menos pronunciada. Isto foi particularmente evidente a partir de cerca de 2001 a 2003, quando a Intel Pentium 4 e AMD Athlon XP eram comparáveis em desempenho , embora o mais rápido Athlon XP tinha um clockspeed um gigahertz completo - ou mais - mais lento do que o Pentium 4 mais rápido . Quando o Pentium M foi lançado pela primeira vez , surgiu uma situação semelhante .
Pipelines
A maior diferença entre um Pentium M e Pentium 4 é o comprimento do "pipeline . " Um gasoduto é uma série de ações que um pedaço de código passa nele é maneira através do processador . O Pentium 4 possui um pipeline de 20 palco em modelos anteriores , e um gasoduto de 31 de fase em modelos posteriores. O Pentium M tem um oleoduto muito mais curto , entre 12-14 fases , dependendo se é baseada na " Banias " ou núcleo " Dothan " . Essencialmente, quanto mais tempo o oleoduto , mais trabalho que um processador tem que fazer a fim de completar uma instrução.
Pentium 4
O Pentium 4 foi uma ruptura radical com a concepção do seu antecessor . Ele introduziu uma série de novos recursos sobre ele de vida, incluindo Hyper Threading Intel ea variedade de extensões de 64 bits. Parte da razão que ele usou um longo pipeline de tal é porque pipelines mais longos têm um potencial para altas velocidades de relógio - . Até à data, a 3,73 GHz Pentium Extreme Edition ( uma das últimas fichas para usar a arquitetura NetBurst ), é a maior processador com clock consumidor , embora ele certamente não é o mais rápido em termos de desempenho no mundo real.
Pentium M
O Pentium M é essencialmente um Pentium III núcleo com alguma nova tecnologia embutido. Ele usa muito menos energia do que um Pentium 4 de 2,4 GHz, no entanto, pode igualar ou superar o desempenho . Isso é por causa do encanamento muito mais curto - entre 12 a 14 etapas, dependendo do modelo exato - " . SpeedStep " e porque pode reduzir a velocidade e uso de energia usando uma tecnologia chamada Ele veio em duas variedades, o original core " Banias ", e é sucessor , " Dothan ".
Legado
Embora nem o Pentium 4 ou Pentium M ainda é na produção, seus legados tecnológicos continuar. A linha atual ( a partir de 2010 ) dos processadores Intel é uma evolução do projeto de ambos os processadores. O projeto básico da linha atual é baseada no Pentium M, eo Hyper Threading introduzidas no Pentium 4 também foi dobrado nos projetos de processadores mais sofisticados . No entanto , o gasoduto NetBurst do Pentium 4 foi completamente abandonado. No entanto, se você está olhando para máquinas , especialmente laptops , sempre ir com o Pentium M. Ele terá maior duração da bateria , e terá melhor desempenho .