? Na década de 1990 , a ênfase na melhoria da unidade central de processamento de desempenho (CPU) estava em velocidade pura , catraca a velocidades de clock na faixa de gigahertz ( GHz) , ou bilhões de ciclos por segundo. No entanto, isso levou a sérios problemas com a geração de calor e consumo de energia , que foram especialmente problemático à medida que mais e mais pessoas abraçaram computação móvel. Como resultado , os fabricantes cada vez mais virado para os outros métodos de aumentar o desempenho durante a primeira década dos anos 2000, incluindo o uso de vários processadores ou núcleos de processador . Dual Core
Desde 2005 , os principais fabricantes de chips têm vindo a produzir processadores " dual core " . Estes combinam dois "núcleos" de processadores em um único chip , e na maioria dos casos pode ser pensado como dois processadores separados em um. Alguns processadores têm quatro ou mais núcleos em um único chip : Playstation 3 da Sony usa um processador com nove núcleos. Dois núcleos trazer vantagens semelhantes para processadores dual em um espaço menor , sem a necessidade de placas-mãe especiais , e com um preço mais baixo. Eles tornaram-se mais comuns do que os processadores dual , mas em termos dos benefícios que eles oferecem são basicamente a mesma coisa .
Uso Diário
Para a maioria das pessoas , a principal benefício de um segundo processador ou núcleo é ao executar várias aplicações . Se você está navegando na Web e ouvir música em uma máquina de processador único ou single-core quando o software anti- vírus do seu PC inicia uma varredura , você pode perceber que o sistema fica mais lento. Quando mais de um processador ou núcleo está disponível , o sistema operacional pode compartilhar a carga de trabalho , fazendo um impacto significativo sobre o desempenho menos provável.
Threads
em primeiro lugar, os computadores poderiam geralmente compartilham apenas aplicações inteiras entre os processadores , se você estava apenas executando um programa , você veria pouco benefício , já que apenas um dos processadores pode trabalhar nele. Os desenvolvedores de software logo começou a usar multi-threading , no entanto, permitindo que o computador para atribuir diferentes "threads" de uma aplicação para diferentes processadores . Isto significa que uma aplicação muito exigente poderia ser repartido por ambos os processadores , aproveitando ao máximo os recursos do sistema .
Jogos
No início, os jogos tendem a ver pouco benefício a partir de múltiplos processadores, como os jogos ainda foram desenvolvidos com chips mais rápidos , único em mente. Os desenvolvedores de jogos têm adotado cada vez mais multi-threading , a fim de atingir níveis cada vez mais elevados de desempenho , no entanto , e os jogos mais exigentes são capazes de tirar proveito de um segundo processador . No entanto, o poder da CPU tende a não ser o principal fator de desempenho em jogos , que normalmente é mais dependente da placa de vídeo do sistema.
Aplicações criativas
Uma área em que o poder de múltiplos processadores é particularmente bem-vinda é as artes digitais, tais como gravação de música e processamento de vídeo. Em aplicações de áudio , vários canais de áudio de alta qualidade muitas vezes deve ser manipulado ou sintetizada em tempo real , as operações de processamento de vídeo pode levar várias horas para ser concluído depois que o usuário iniciou -los. Em ambos os casos , um segundo processador pode ajudar enormemente , permitindo um processamento mais de áudio para acontecer de uma vez ou reduzindo o tempo necessário para o processamento de vídeo . Muitos profissionais dessas indústrias utilizam estações de trabalho high-end , como o Mac Pro , que pode ter dois processadores Intel Xeon , cada um com quatro núcleos a bordo.