A espectroscopia termo é geralmente utilizado para se referir a um estudo particular dos fenómenos de radiação que ocorrem quando uma onda de luz interage com um material . Um exemplo perfeito dessa interação é o fenômeno de dispersão de uma onda de luz a partir de um prisma. A este respeito, um sub-domínio de estudos espectroscópicos é distintamente caracterizados como espectroscopia de infravermelho (ou espectroscopia de infravermelho ), que trata especificamente fenômeno de interação de luz infravermelha com diferentes materiais. Este processo de interação também pode ser definido como a absorção de uma onda de luz a partir de moléculas de material, que é um assunto de investigação principal da espectroscopia de infravermelho. Teoria
Cada onda de luz tem sua própria freqüência particular ( e comprimento de onda ), que determina a sua visibilidade e cores características , todas as freqüências que caem sob o domínio eletromagnético de 1 THz a 430 THz infravermelhos na natureza. Esta luz infravermelha - que , devido à sua grande frequência , tem um pequeno comprimento de onda - é facilmente absorvida por moléculas de um material ( orgânico ou inorgânico ) , que por sua vez é energizado e coloca -os em um ciclo de vibrações . Esta vibração revela características diferentes de uma molécula (como tipo de propriedades de títulos, químicas e físicas , etc ), que estão associados com a respectiva matéria.
Processo
o processo geral da espectroscopia de IV envolve iluminando o material orgânico ou inorgânico de amostra com um feixe de luz infravermelha . Este feixe de luz infravermelha é passada pela primeira vez através do material da amostra , e está marcada para o nível de energia que tem induzido dentro da amostra . A indução significativa da energia do feixe dentro do material de amostra reflete fortes propriedades de correspondência entre a freqüência do feixe IR e vibração molecular da amostra (ou frequência). Como este processo reflete a freqüência vibracional de moléculas da amostra , diferentes aspectos da amostra chave - tais como características moleculares de títulos, propriedades físicas e químicas , etc - relacionados com a vibração molecular obtidos são revelados
. Instrumento
espectroscopia de IR é geralmente realizada com a ajuda de um espectrómetro de infravermelhos ou espectrógrafo IR . Este espectrómetro contém uma fonte sólida de radiação ( isto é , um olhar ameaçador ou uma bobina ) , um monocromador óptico para filtrar frequências e um detector de ondas . A fonte de radiação , que aquece electricamente até 1800 graus Celsius , é utilizado para produzir frequências de IR , que são filtrados e reduzimos pelo monocromador óptico e , em seguida, passados através da amostra . Finalmente, o detector detecta o nível de energia de ondas restantes IR , e, desta maneira , as leituras são gravadas utilizando um dispositivo de display eletrônico (monitor ou LCD).
Considerações práticas
Como qualquer outro processo de investigação molecular , processo de espectroscopia de IR também tem algumas considerações associados. Inicialmente , tem de ser determinado qual a frequência /frequências de luz infravermelha que devem ser utilizados para a verificação da amostra , uma vez que RI tem um grande domínio de frequências . Além disso, o procedimento de espectroscopia inteiro produz melhores resultados se for feito de forma isolada a partir de fontes externas de luz , como a luz solar ou lâmpadas. Além disso, também é importante ter uma amostra de referência pré- avaliados e inspecionados em conta , uma vez que os valores de referência de outras amostras orientar os processos de inspeção de materiais.
Applications
IR espectroscopia tem múltiplas aplicações nas áreas de ciências biomédicas , ciências de polímeros, estudos forenses e desenvolvimento de drogas. Por exemplo , na área das ciências biomédicas e de polímero , espectroscopia de IV é usado para a análise da estrutura molecular e propriedades reactivas de compostos orgânicos (por exemplo , polímeros , drogas ou produtos químicos) . Além disso , no domínio da ciência forense , que é considerado uma prática importante para examinar amostras de provas (tais como gotas de sangue , cabelo ou fibra ) com a ajuda de espectroscopia de IV , a fim de determinar a sua origem e outras informações pertinentes .