Muitos dos computadores atuais já não vem equipado com uma unidade de disquete , mas houve um tempo , logo depois que os computadores se tornaram produtos domésticos , quando os disquetes eram a principal forma de armazenamento de dados. Invenção
O disquete mais antigo foi criado no início de 1970 pela International Business Machines Company, também conhecida como IBM. David L. Noble, que ingressou na empresa em 1956, foi responsável pelo desenvolvimento do novo dispositivo de armazenamento , que atendia pelo codinome Minnow antes de enviar aos clientes em 1971 como somente leitura disquete 23FD .
Desenvolvimento
o primeiro disco flexível de leitura e escrita foi criado em 1972 por Memorex chamado Memorex 650. Em 1973 , a IBM lançou seu próprio disco de leitura e escrita conhecida como a Igar ou IBM 33FD ou IBM Tipo 1 disquete , que tinha uma maior capacidade de armazenamento do que o 650, chegando a 3,1 Mbits não formatados.
Características
disquetes podem ser de 8 polegadas, 5,25 polegadas , 4 polegadas, 3,5 polegadas ou 2 polegadas de tamanho. Os discos de plástico têm um buraco no centro e um pequeno entalhe no lado direito , que marca um disco gravável. Discos sem entalhes são somente leitura de discos e novas informações não podem ser armazenados sobre eles.
Capacidade
disquetes , como também são conhecidos, como o de 3,5 polegadas disquete normalmente realizar 2 megabytes (MB) de informações. No entanto, diferentes tamanhos e marcas de discos conter várias quantidades de informação, a partir de 1 MB a 32 MB. Problemas
Usabilidade
Os discos são sensíveis ao calor e à poeira , apesar de sua cobertura de plástico . Eles também são suscetíveis a ser arruinada por campos magnéticos , pois contêm ímãs.