Arts Technica relata que a Intel lançou o Pentium , em 1993. Este primeiro modelo tinha uma velocidade máxima de 66 MHz e consistiu em mais de três milhões de transistores (os interruptores elétricos que servem como bloco de construção básico do processador ) . Pentium Pro
Com os avanços nos processos de miniaturização , Intel embalado 5,5 milhões de transistores em seu Pentium Pro 1995 . A uma velocidade máxima de 200 MHz , era quase três vezes mais rápido que o Pentium originais.
Pentium 2
Intel lançou o Pentium 2 , em 1997. Em dois anos, o transistor contagem aumentou para 7,5 milhões, e sua velocidade máxima aumentou para 300 MHz .
Pentium 3
Em 1999, a Intel adicionou dois milhões de transistores e aumentou a velocidade do clock de 200 MHz . Assim, o Pentium 3 tinha 9,5 milhões de transistores e uma velocidade máxima de 500 MHz .
Pentium 4
Com o lançamento do Pentium 4 2000 , a Intel voltou a aumentar as velocidades de clock e número de transistores . Apesar disso, PC Fast Lane relata o Pentium 4 era de fraca potência em comparação com outros processadores de seu tempo.
Pentium M
O Pentium M, lançado em 2003, foi o primeiro Pentium projetado para laptops. O M era o núcleo da plataforma Centrino da Intel, a tecnologia desenvolvida para melhorar o desempenho de multimídia em redes sem fio , aumentando a vida útil da bateria do laptop .
Pentium D
da Intel Pentium D foi o primeiro da empresa para incorporar dois processadores na mesma fieira . Na sua estréia de 2005, a D operado a um máximo de 3,2 GHz e continha 230 milhões de transistores .