Velocidade do processador não é o mesmo que a velocidade do computador . É apenas um aspecto da capacidade do processador , e uma das paradas mais fatores que contribuem para o desempenho geral do computador . Directron.org compara um computador para uma cidade . Ele usa muitas estradas , cada um com diferentes limitações de tamanho e velocidade, para obter os viajantes para seus destinos. Aqui, as estradas são ônibus de placa-mãe , os viajantes são dados , e os destinos são o processador ea memória . O processador manipula dados , enquanto os ônibus transportá-lo . Esta relação básica é o início da compreensão de como as duas determinar as capacidades do seu computador. Instruções
1
Considere o papel do processador. O processador executa cálculos em dados que recebe de memória de acordo com as instruções do software. Ele consiste de uma matriz de centenas de milhões de interruptores elétricos . Estes representam e organizar os dados de maneiras que permitem que o processador para executar seus cálculos.
2
Note-se que a velocidade do processador indica quantas vezes por segundo em que trabalha para realizar cálculos . Por exemplo, um processador de 3 GHz trabalha para executar instruções de software 3 bilhões de vezes por segundo. Note-se que isso explica a freqüência com que trabalha, mas não necessariamente o quanto ele realiza cada vez que ele funciona.
3
Olhe além da velocidade do processador . Processadores com múltiplos núcleos podem executar simultaneamente do que as unidades de núcleo único mais operações . De acordo com a Ajuda com PCs , a maior quantidade de memória cache do processador , menos freqüentemente , tem de aguardar por informações da memória do sistema mais lento . Assim, um processador multi-core com um grande cache pode superar um processador single-core com uma velocidade de clock maior e um cache menor. Embora ele não funciona tão freqüentemente , realiza mais cada vez que ele funciona.
4
Considere-se que o principal papel do ônibus principal do computador , o Front Side Bus (FSB) , é obter dados a partir da memória para o processador e para trazer os resultados processadores de outros componentes dentro do sistema . Um ônibus rodando a 100 MHz transfere dados a uma taxa de 100 milhões de vezes por segundo. Isto combinado com ônibus " largura ", ou a quantidade de bits que se encaixam no caminho de ônibus em um determinado momento , diz-lhe quantos dados o ônibus realmente transferências.
5
Leve em conta duplo bombeamento como um reforço para a operação de ônibus padrão. Dê um duplo bombeamento permite que o ônibus para transferir dados duas vezes por ciclo , tornando efetivamente um ônibus operando em 100 MHz transferir a mesma quantidade de dados como um barramento de 200 MHz de largura igual . Isto levou a um maior avanço da quad- bombeamento, ou a transferência de dados quatro vezes por ciclo.