A temperatura na qual um processador deixará de função é a sua margem térmica. Margens térmicas variam de processador para o processador . A única maneira de saber margem térmica de um determinado processador é consultar o manual do seu proprietário ou entre em contato com seu fabricante. Thermal Design Power
Independentemente da margem térmica do processador, você pode evitar o superaquecimento , observando-se o seu poder design térmico em seu manual ou site do fabricante . Verifique este não exceda o TDP relatado na documentação do seu dissipador de calor. TDP é a quantidade máxima de energia do sistema de refrigeração deve dissipar a fim de evitar o superaquecimento.
Sinais de alerta
Alguns sinais de alerta podem aparecer quando um processador superaquecer, não importa que as suas especificações térmicas. De acordo com a Intel , esses sinais incluem o ruído do ventilador incomum, sinais sonoros ou sons de aviso vindo de fãs, tela fica paradas azuis, ou súbitas ou reinicializações.
Monitoramento Temperatura
Você pode verificar a temperatura do seu processador inserindo BIOS do seu computador. A maioria dos computadores exibir direções sobre como acessar sua BIOS em suas telas de inicialização. Geralmente envolve pressionando uma tecla de função uma vez a tela de inicialização aparece. A temperatura da CPU é geralmente sob a seção intitulada " Hardware Monitor " ou " PC Health. "