processadores de computador funcionar em milhares de milhões de ciclos por segundo , gerando uma grande quantidade de calor no processo. Para combater isso, quase todos os processadores utilizam dissipadores de calor - blocos de metal com aletas projetadas para tirar o calor do processador e dissipá-la no ar, onde um ventilador sopra fora. Graxa térmica , que é composta principalmente de silicone, preenche as lacunas microscópicas que seriam presente entre o processador eo dissipador de calor , permitindo uma refrigeração mais eficiente . Almofadas térmicas
Se você já comprou um processador in a box de varejo com um dissipador de calor incluído, você pode ter notado um quadrado preto ou metálico na parte inferior do dissipador de calor . Essa praça é uma almofada térmica. Almofadas térmicas são feitas de um material como cera de parafina que derrete e preenche as lacunas entre o processador eo dissipador de calor quando se torna quente, e , em seguida, endurece quando o computador está desligado . Almofadas térmicas são populares para incluir com processadores in a box de varejo , porque eles são difíceis de instalar incorretamente. Enquanto composto térmico de ponta tende a ser mais eficiente do que as almofadas térmicas , a diferença é pequena . Em 2006 , o site computador APH Networks testou duas pastas térmicas superiores contra a almofada térmica incluído com um processador AMD . Constatou-se que a melhor pasta térmica prémio previsto apenas alguns pontos percentuais adicionais de eficiência
fita térmica
fita térmica é semelhante a almofadas térmicas em que ele contém . Uma material que muda de um estado sólido para o estado líquido sob calor . Também é pegajoso , o que pode torná-lo útil ao instalar um processador em uma placa-mãe mais velha que não pode ter clipes do dissipador de calor , que são usados para prender o dissipador de calor no local. Fita térmica é encontrado principalmente em computadores mais antigos baseados em Intel 486 e Pentium originais , e geralmente não é eficiente o suficiente para usar com os processadores modernos.
Epoxy térmica
epóxi térmica é um tipo de pasta térmica que forma uma ligação permanente entre a CPU eo dissipador de calor. Porque é raramente desejável para fixar permanentemente um processador para um dissipador de calor , o uso mais comum para epóxi térmico é unir dissipadores de calor para outros itens , como a memória da placa de vídeo e placa-mãe chipsets.
Enthusiast Compostos térmicos
A pasta térmica genérica padrão é principalmente de silício. No entanto , existe uma vasta gama de compostos térmicas superiores . Estes compostos térmicas incluem metais com um elevado nível de condutividade térmica , tal como o alumínio ou ainda de prata . Para processadores mais antigos , como chips de processadores AMD Athlon com metal exposto perto do núcleo do processador , existe um composto térmico que contém cerâmica, que não conduz eletricidade . Há uma diferença entre o pior massa térmica ea pasta térmica melhor desempenho . Em 2009 , o site entusiasta BenchmarkReviews.com comparado 80 pastas térmicas e compostos , e gravou uma diferença Celsius 4,55 graus entre os piores e melhores resultados compostos . Esta diferença foi a ligeiramente mais do que 12 por cento . Embora esta seja uma diferença significativa para os entusiastas de computador, o usuário médio de computador geralmente não precisa considerar a compra de um composto térmico premium.