Há muitas maneiras de dar um robô a capacidade de mover-se. Pode andar sobre pernas ou rolar sobre rodas. Para condições ambientais específicas, podem ser necessários outros sistemas mais complexos de movimento. Mas como os bois robô é tão importante como a forma como ele se move para a frente, e existem vários sistemas de direção comum um robô pode usar. Direção não Holonômica sistemas
direção Não holonômica são métodos de direção que exigem robôs se mover em um movimento para a frente ou para trás , a fim de transformar . Há dois tipos de desenhos de direção não- holonômicas para robôs . Um deles dirige um robô da mesma forma que dirigir um automóvel convencional. Ao mudar o ângulo das rodas e , em seguida, impulsionando o veículo para frente ou para trás , você executa uma volta . Este método de viragem simples é usado em robôs que não precisam para navegar espaços apertados ou virar no lugar.
Direção Diferencial
direção Diferencial é uma variação não- holonômica direcção em que o robot consegue um ligeiro aumento na sua gama de movimento dentro de espaços pequenos . Direção diferencial se baseia em duas rodas viradas para a frente que podem transformar de forma independente um do outro. Quando o robô se move para a frente e deve ligar , ele apenas tem de diminuir a velocidade de uma das suas rodas e que vai rodar no sentido de que a roda . Ele pode executar curvas mais por aumentar a diferença entre as velocidades das suas duas rodas . Também pode girar no lugar pela rotação de uma roda para trás , enquanto a outra roda gira no sentido para a frente . Este tipo de direção é semelhante ao que é usado para guiar cadeiras de rodas , e é nomeadamente o sistema de direção empregado pelo Roomba série popular de robôs de limpeza.
Holonômica Movimento ou Omni rodas Direção
rodas Omni são rodas que giram em uma direção enquanto suas superfícies estão cobertas de cilindros muito menores que giram em um ângulo de 90 graus para a roda maior. Estas rodas são anexados ao robô em ângulos iguais uns aos outros , como no padrão de um triângulo equilátero ou um quadrado , eo projeto rodas dentro de - rodas permite que o robô se mover instantaneamente em qualquer direção.
Robôs projetados para o movimento holonômica habite em três ou mais rodas omni . Como eles viajam em uma direção escolhida, as rodas maiores que enfrentam esse sentido de rotação para a frente. Sobre as rodas maiores enfrentam um outro sentido , os cilindros menores em suas superfícies girar na direção do movimento. Quando o robô precisa mudar de direção, o simples tem que começar a girar as rodas omni que enfrentar sua nova direção escolhida , e pode traduzir ou girar no lugar usando este sistema de direção .
Bola Inverted Pendulum Direcção
o sistema volante omni pode ser reforçada , como no protótipo robô BallP . Saldos Este robô através de três rodas omni em cima de uma esfera . Se ele precisa se mover em uma determinada direção , ele usa suas rodas omni para girar a esfera abaixo dela. Esta variação no motion design holonômica permite que o robô subir encostas ou atravessar terrenos irregulares que faria com que um robô com rodas omni padrão de ponta ou cair , e diminui a superfície de contato real do robô com o solo , o que pode, potencialmente, reduzir os requisitos de atrito e de alimentação .