Graças aos avanços no campo da fabricação de computadores , chips de processamento com múltiplos núcleos operacionais são agora amplamente disponíveis e com preço acessível . Vários núcleos operacionais oferecer maior velocidade e desempenho , no entanto, esses benefícios só serem realizados durante a execução de um software que pode aproveitar o poder das CPUs multi-core. Enquanto a velocidade e potência do processador são ambos grandes vantagens , esses processadores não são sem inconvenientes e desvantagens. Compatibilidade de Software
Como os novos processadores multi-core encontrar seu caminho para computadores e servidores em todo o mundo para desktop, desenvolvedores de software estão tentando recuperar o atraso com o aumento do poder e as capacidades destes chips avançados. Muitas empresas têm adquirido software projetado para rodar em processadores single-core . Este software mais antigo nem sempre funciona bem com CPUs multi-core , porque o software não é capaz de tirar partido das capacidades de multi -threading do CPU. Como resultado , alguns programas podem ficar mais lento do que em um computador single-core .
Licenciamento de Software
O modelo tradicional de licenciamento de software para grandes empresas tem-se centrado em torno de licenciamento cada cópia do software instalado em um processador. Com o advento dos processadores multi-core , este modelo já não é um método válido de licenciamento . Seguindo o modelo histórico, um processador quad -core exigiria quatro licenças , porque o software pode ser executado em todos os quatro núcleos ao mesmo tempo . À medida que novas políticas de preços desenvolver , os clientes devem ser explícito sobre o que eles querem e como as licenças são computados para fazer a mudança para processadores multi-core rentável.
Selecionando o computador certo < br >
ao avaliar os requisitos de várias aplicações de software com um olho para alcançar um ótimo desempenho de hardware , a empresa deve decidir se é mais barato comprar um computador que atenda aos requisitos do software atual ou se reescrever o software para fazer uso de novas CPUs multi-core é mais rentável. Muitas empresas têm investido milhões em desenvolvimento de software de missão crítica. O tempo e as despesas de reescrever todos os pacotes de software pode conseguir quebrar uma empresa . Algumas organizações , como o Los Alamos National Laboratory, ter decidido a comprar novos computadores com a tecnologia multi-core para aumentar seu poder de computação, mas para aplicativos de software que requerem apenas um processador de núcleo único , que compram computadores low-end para ser rentável.