O processador 8085 , lançado pela Intel em 1977, foi uma actualização do seu velho processador 8080. O chip foi de um processador de 8 bits, que foi utilizado em vários computadores pessoais do tempo e que executou o sistema operacional CP /M, que foi criada pela Digital Equipment Corp - em que o Microsoft depois baseado o sistema operativo MS -DOS . Mesmo que o processador usado 8 bits para a maioria das operações ( por comparação, a maioria dos computadores construídos em outubro de 2010 o uso chips de 64 bits ) , foi capaz de realizar uma série de operações de 16 bits, tornando-o mais versátil do que o outro puro 8 - chips de bits. WordStar
O primeiro processador de texto para ganhar aceitação geral, WordStar correu sob o chip 8085 no sistema operacional CP /M . O processador de texto foi originalmente chamado WordMaster e foi criado por MicroPro International. Foi o primeiro processador de texto a ser disponibilizado que não foi vinculado a um tipo específico de computador, mas em vez ligada a um tipo específico de sistema operacional (CP /M foi capaz de rodar em vários computadores diferentes ) e ele passou a ser disponível para ser executado no microprocessador 8085 . O software foi mais tarde portado para trabalhar no computador TRS-80 (um modelo de que usou uma variação do chip 8085 ), Microsoft DOS e do computador Apple II .
A arte Blackboard elétrica
Outro programa de processamento de texto ( InfoWorld se referiu a ele como um " editor de texto ", embora os dois fazem basicamente a mesma coisa) , The Blackboard elétrica também foi disponibilizado para CP /M, que por sua vez usou a 8085 chip. O software foi projetado para dividir a tela em várias "janelas" que permitiriam um para trabalhar em várias seções de um documento ou para criar colunas com mais facilidade. O software também oferece uma forma primitiva de multitarefa, permitindo que diferentes janelas de ter vários documentos abertos ao mesmo tempo e proporcionando um meio para alternar entre eles à vontade.
Microsoft Basic
Uma linguagem de programação mais cedo, Microsoft Basic permitiu que as pessoas para criar o seu próprio software para computadores . Básico era em si uma aplicação que corria sob CP /M e do microprocessador 8085 e que os usuários permitidos não só para editar o texto do código de programação para o seu programa , mas também para realmente compilar o programa , criando, assim, um programa free-standing , que poderia ser ser executado no processador 8085 sob CP /M. Basic foi mais tarde incorporada Microsoft MS DOS.