O primeiro processador programável foi introduzido pela Intel em 2007. O processador é conhecido como Teraflops , pois pode executar aproximadamente um trilhão de operações ( Tera ) de ponto flutuante por segundo ( aleta) . Tera- Scale Computing
O processador Teraflops faz parte do programa de pesquisa de computação da Intel Tera- escala. Computação de escala Tera envolve trilhões de cálculos por segundo. De acordo com o Gizmag , a computação em Tera- escala foi alcançado pela primeira vez em 1996 com o ASCI Red Supercomputador que tinha uma pegada de mais de 2.000 metros quadrados e consumiu mais de 500 quilowatts de eletricidade . Este computador necessários cerca de 10.000 processadores Pentium .
Múltiplos núcleos
O processador Teraflops é um único processador com 80 núcleos. Cada núcleo do processador tem dois motores em ponto flutuante , também conhecido como co-processadores matemáticos . Esses processadores todos trabalham simultaneamente .
Consumo
Ao entregar computação Tera- escala , o processador Teraflops consome apenas 62 watts de potência , o que é menos do que o processador single-core típico.
Disponibilidade
o processador Teraflops não está disponível para compra. No entanto , a Intel espera comercializar um chip semelhante em 2012.