A maneira mais fácil de controlar um dispositivo TTL série está usando a Interface Periférica Serial ou SPI, método de comunicação. TTL refere-se a lógica de transístor - transístor , que descreve a estrutura interna do dispositivo de série . Eletricamente , TTL significa que o dispositivo opera em +5 V e 0V níveis , que são os níveis comuns de tensão na comunicação SPI . O microcontrolador Basic Stamp contém um comando específico que permite a SPI, o comando " ShiftOut " . Apenas três conexões elétricas são necessários para comunicação SPI , ea melhor maneira de projetar este tipo de circuito é começar no papel. Coisas que você precisa
AD5161 digitais potenciômetro folha
Papel Lápis
Básico referência Stamp Manual
Show Mais instruções
SPI Conexões Elétricas
1
Localize a SDI, CLK e pinos CS no dispositivo serial. Potenciômetro digital AD5161 da Analog Devices será utilizado como um exemplo de um dispositivo em série . Desenhe um quadrado significando o potenciômetro e desenhar linhas para três pinos. Consulte a folha de dados AD5161 e rotular os pinos " SDI ", " CLK " e " CS ".
2
Escrever "Entrada de Dados Serial" ao lado SDI e escrever "Entrada Serial Clock " ao lado do CLK . Desenhe uma linha por cima do CS e escrever "Chip Select Input " ao lado dele . A linha significa que o CS é baixo ativo , exigindo um nível 0V para ativar o Chip Select Input .
3
Localize três pinos de entrada /saída disponíveis no Basic Stamp . Consulte o manual de referência do Selo para a descrição de pino. Desenhe um quadrado à esquerda do potenciômetro e desenhar linhas por três pinos de saída . Esta praça representa o Stamp. Identifique os pinos de saída " 1 ", " saída 2" e " saída 3. "
4
Desenhe linhas que ligam os três pinos do Selo para os três pinos do potenciômetro. Conecte a saída de Selo 1 ao potenciômetro SDI, ligue a saída Stamp 2 a potenciômetro CLK e ligar a saída Stamp 3 ao potenciômetro CS .
O Programa Vale
5
Enviar uma lógica " baixo ", ou 0V, fora do Selo pino 3 . Escreva " BAIXA 3 " sob os esquemas anteriores. Isso envia um nível 0V de pino 3 , e permanece em 0V até que o programa termine ou até que seja programado para ser uma lógica "alto". O CS pino potenciômetro é " baixo ativo ", o que exige um nível 0V constante para "turn- on " os recursos de programação do dispositivo.
6
Escrever " ShiftOut " sob o comando LOW e referem-se o manual de Selo para seus parâmetros. O comando completo, com seus parâmetros é : ShiftOut Dpin , CPIN , Mode, OutputData
7
Defina o primeiro parâmetro do comando ShiftOut . . Escrever um "2" ao lado de ShiftOut , como no seguinte : ShiftOut 2. O "2" atribui o Dpin , ou pino de dados, para Selo de saída 2 . Os dados viaja de saída 2 para o potenciômetro pino SDI . Esses dados controla o nível de resistência do potenciômetro.
8
Defina o segundo parâmetro do comando ShiftOut . Adicionar um "1" para o comando , como no seguinte : ShiftOut 2,1 . O "1" atribui o CPIN , ou o pino do relógio , para Selo de saída 1. O sinal de relógio é uma alternância constante de +5 V e 0V. O sinal de relógio é conectado ao pino CLK do potenciômetro , e controla o fluxo de dados para o potenciômetro.
9
Definir o terceiro parâmetro do comando ShiftOut . Adicionar " MSBFIRST " para o comando , como no seguinte : ShiftOut 2,1 , MSBFIRST . Isso define o parâmetro Mode, que orienta os dados que são enviados para fora do Stamp. Ele será enviado com o bit mais significativo primeiro , ou seja, o valor de dados numéricos é enviado da esquerda para a direita. O AD5161 datasheet especifica que os dados devem ser orientados MSB- primeiro.
10
completar o comando ShiftOut definindo o parâmetro OutputData . Adicionar "128" para o comando , como no seguinte : ShiftOut 2,1 , MSBFIRST , 128. O envio de um número decimal , 0-255 , define a quantidade de resistência no potenciômetro. Enviar o número 128 é semelhante à fixação de um volume de botão no meio do caminho em um aparelho de som .
11
Termine a sequência de programação , definindo CS a uma lógica alta . Escrever "High 3 " , sob o comando ShiftOut . Isto coloca o pino de CS a um nível de 5V . Esta ação " transforma -off " as funções de programação do potenciômetro , mantendo a resistência no nível anteriormente definido de 128. Quando você quiser alterar o nível , definir CS baixo novamente e enviar outro byte de dados em um comunicado ShiftOut .