? Intel lançou o processador Pentium III , em 1999, e continuou a revisar e lançar novas versões até 2003. Enquanto o Pentium II desapareceu em grande parte afastado quando o Pentium III foi lançado , a Intel continuou a produzir o Pentium III ao lado do Pentium 4 por vários anos. Além de ser o primeiro processador da Intel para atingir a velocidade de 1 GHz , o Pentium III incluída uma extensão para o conjunto de instruções x86 padrão que aumentou a velocidade de aplicações multimédia . Projeto
O projeto original do Pentium III recebeu o codinome " Katmai ". Este projeto colocou o núcleo e cache de memória do processador em um cartão revestido de plástico , como com o Pentium II. Isto colocou a memória cache perto do núcleo do processador , embora ainda fosse um componente separado . No caso de um defeito de fabrico no núcleo, ou armazenar em cache , que só componente deve ser descartada , em vez de todo o conjunto . Intel refinou seu processo de fabricação para a segunda geração " Coppermine " Pentium III , que colocou o cache dentro do núcleo do processador.
SSE
O Pentium III apresentou uma nova extensão para o conjunto de instruções x86 chamado streaming SIMD Extensions ou SSE. As extensões SSE melhorou a velocidade de ponto flutuante cálculos matemáticos , o que aumentou a velocidade de certas aplicações multimédia. Testes de benchmark realizados por tecnologia site AnandTech , em 1999, sugeriu que a SSE pode aumentar o desempenho de jogos de computador modernos em até 40 por cento em comparação com os processadores anteriores .
Velocidades
Intel lançou o original " Katmai " Pentium III em velocidades de 450 , 500, 533, 550 e 600 MHz . Com o lançamento do " Coppermine " Pentium III , a empresa miniaturizada do processo de design, permitindo que o processador atingir uma nova velocidade máxima de 1.133 MHz e fazendo o Pentium III o primeiro processador Intel de quebrar a "barreira de 1 GHz ". Intel miniaturizada do processo de concepção de um tempo final para o lançamento do " Tualatin " Pentium III em 2001. Esta atualização impulsionou o Pentium III para uma velocidade final de 1.400 MHz . O Pentium III móvel para computadores portáteis atingiram uma velocidade máxima de 1.333 MHz .
Outras versões
Com o Pentium III , a Intel continuou o Xeon e linhas de processadores Celeron , que começou durante a geração Pentium II . O Pentium III Xeon , destina-se a computadores servidores high-end , tinha tanto quanto 2 MB de memória cache e suporte para o uso de dois processadores no mesmo computador. O Pentium III Celeron , destina-se a computadores de baixo custo , correu a uma velocidade de ônibus motherboard inferior e incluiu menos memória cache do que o Pentium III.