? Os computadores têm -se integrado em praticamente todos os aspectos da vida humana moderna. Por isso, é difícil acreditar que os computadores eram edifícios uma vez cheios de eletrônica que produziram cerca de tanto poder de computação como calculadora de bolso de hoje. De acordo com o Computer History Museum of America, antes do advento do microprocessador , o primeiro computador projetado especificamente para uso pessoal foi o Kenbak -1. História
Criado por John Blankenbaker , o primeiro Kenbak -1 foi lançado em 1971. Projetado desde o início para ser um sistema de computador educacional para o usuário em casa, o Kenbak -1 correu uma variedade de programas simples. Porque antecedeu microprocessadores , o Kenbak -1 foi construído inteiramente em transistor - transistor lógica (TTL) fichas. Blankenbaker escolheu o nome Kenbak porque refletia a parte do meio do seu nome ( Blan " Kenbak " er ) , e porque era uma reminiscência de Kodak . Considerando a intenção de o Kenbak -1 para levar a computação para as massas, a comparação com o Kodak de George Eastman e seu desejo de estender a fotografia para todos parece bastante apt.
Detalhes técnicos
o Kenbak - 1 é bastante simples em comparação ao computador moderno , mas por sua vez, foi bastante revolucionária . O Kenbak - 1 tinha 256 bytes de memória RAM e correu a uma velocidade igual a cerca de 1 megahertz . A placa-mãe foi projetado para manter 132 circuitos integrados, ea unidade contou com duas fontes de alimentação separadas. Uma fonte de alimentação na correu 5 volts , enquanto que o outro correu a -12 volts . A unidade ainda veio equipado com uma ventoinha de refrigeração para dissipar o calor gerado pelas fontes de alimentação. O modelo de produção foi a característica de um slot de entrada de cartões perfurados na parte frontal da máquina , mas nunca foi usado.
Produção e Marketing
O Kenbak -1 viu uma corrida de produção muito limitada, com apenas cerca de 40 unidades produzidas e vendidas antes da linha acabou por ser descontinuada em 1973. Apesar de não ser diretamente atribuído ao fim da linha, preço exorbitante do Kenbak -1 de US $ 750 tornou um item de luxo na década de 1970 . A linha original foi comercializado na revista Scientific American. Dos originais 40 modelos produzidos , apenas 14 estão confirmados para ainda existir a partir de 2011 .
Legado
Enquanto o Kenbak -1 foi um fracasso comercial no momento da seu lançamento, no entanto, tornou-se um marco na história dos computadores . Como o primeiro computador pessoal, ele abriu o caminho para a nova tecnologia ea integração de computadores em casa. O Kenbak -1 nunca foi um nome familiar , e provavelmente nunca será , mas o seu legado como o primeiro computador feito para o consumidor solidifica seu status na história da tecnologia.