Unidades centrais de processamento são avaliadas com base em vários fatores-chave. Esses fatores incluem a velocidade, número de núcleos de processamento , os recursos que ele suporta, tamanho de on- die caches de dados e tomadas compatíveis. Estas características são utilizadas para avaliar a potência e utilidade de um determinado processador . Tomadas
soquetes de computador são usados para conectar o processador com a placa-mãe. Cada processador é projetado para um tipo específico de soquete. A maioria das tomadas de microprocessadores são divididas por marca em dois tipos básicos , Intel e AMD . CPUs projetados para uma marca de soquete não são compatíveis com aqueles projetados para o outro. O tipo de soquetes mais comuns incluem AMD AM2 , AM2 + e AM3 . Os soquetes de processadores Intel mais comuns incluem 1336, 1156 e 775.
Características
CPUs modernas incluem uma variedade de características projetadas para melhorar a sua performance. Muitas CPUs incluem múltiplos núcleos de processamento para melhorar a capacidade multitarefa do processador. Quanto mais núcleos de processamento de um processador possui , mais processos que podem ser executados ao mesmo tempo sem lentidão. Muitos processadores modernos da Intel utilizam um recurso chamado hyperthreading que permite que a CPU para processar várias instruções ao mesmo tempo. Esse recurso também melhora as capacidades de multitarefa do processador , permitindo que os núcleos de processamento individuais para processar mais de uma tarefa .
Memória
O tipo de memória RAM que um computador é compatível com é determinado pelo controlador de memória . Nos computadores modernos, o controlador de memória é frequentemente integrado no CPU. A maioria dos processadores com controladores de memória integrados apoiar ou DDR2 ou DDR3 . Processadores low-end que utilizam controladores de memória desatualizados pode restringir a velocidade de sua memória e resultar em menor desempenho geral do sistema .
Data Cache
Um dos fatores mais importantes afetando a capacidade de processamento de uma CPU é o tamanho eo tipo de seus caches de dados. CPUs têm um máximo de três caches de dados conhecido como L1, L2 e L3. Estes caches armazenar informações freqüentemente acessados para aumentar o desempenho . O cache L1 de dados é usado principalmente para armazenar conjuntos de instruções do processador. Os caches de dados L2 e L3 são usados para armazenar dados de aplicativo freqüentemente acessados . O tamanho desses caches impacta diretamente o desempenho da CPU durante cargas de processamento pesados. Muitos processadores low-end ou do orçamento têm pequenas caches L3 ou nenhum.
Velocidade
A velocidade de um processador é determinada pela sua freqüência de operação medida em gigahertz . Velocidades de operação típicas para uma gama CPU moderna entre 2 e 3,6 gigahertz . A velocidade de uma CPU é determinado por três fatores básicos : freqüência de operação , eficiência operacional e multiplicador de clock . A freqüência de operação é a velocidade base do CPU. Este valor é fortemente influenciado pela eficiência do processador. A velocidade total do processador é medida multiplicando-se a freqüência de operação de base pelo multiplicador de clock .
Bus
Outro fator importante que influencia o desempenho de qualquer CPU é o seu velocidade do barramento . A velocidade de barramento de um processador é frequentemente referido como o front side bus ou barramento do sistema. O FSB determina a velocidade com que o processador transfere informação de e para outros componentes do computador . A velocidade do barramento é avaliado da mesma forma como a velocidade do processador . A classificação baixa FSB vai abrandar o desempenho global do sistema.